Quem for a Londres agora – e mais especificamente, até o dia 11 de novembro, vai encontrar a Torre de Londres, uma das principais atrações da cidade, coberta de papoulas vermelhas.
A instalação, bonita e impactante para quem passa por ali, tem um valor simbólico importante: é uma homenagem simbólica e silenciosa aos mortos britânicos durante a Primeira Guerra Mundial – e neste ano é o aniversário de 100 anos do conflito.
Certamente, não é uma data para se comemorar: foram mais de 800 mil soldados mortos só do lado do Reino Unido, numa guerra que se arrastou por 4 anos e arrasou com boa parte da Europa. E basta ler um pouco da história – e ver as fotos do conflito divulgadas pela cidade ao longo deste ano como uma forma de memória e homenagem aos mortos – para ver que a coisa foi bem pesada. 🙁
Por isso, vale a pena dar um pulo na Torre de Londres, se você estiver pela capital inglesa. Foi a forma mais poética de contar uma história triste que já vi.
A instalação se chama “Blood Swept Lands and Seas of Red” (ok, o nome não é muito pacífico: traduz-se literalmente como “Terras varridas de sangue e mares vermelhos”) e é composta de várias papoulas vermelhas feitas em cerâmica pelo artista Paul Cummins, organizadas como um mar de flores em torno dos muros da Torre pelo designer Tom Piper.
No total, são 888.246 papoulas vermelhas: o número de soldados britânicos mortos no combate.
O resultado é bonito – mas daquela beleza diferente, que pede que a gente pare para pensar. Aliás, essa é a ideia desta instalação: botar o público para fazer sua própria reflexão pessoal sobre sua vida, lembrando que cada florzinha ali simboliza uma pessoa que, um dia, era alguém como eu e você, mas que morreu (provavelmente ainda jovem) na guerra.
Ou seja: essa beleza toda em papoulas é tristeza, também.
E se você quiser fazer parte, pode comprar uma das papoulas – ou comprá-las e dedicá-las a alguém. O valor de cada papoula é de £25.00 mais taxas e frete, e 10% deste valor é direcionado a 6 diferentes serviços de caridade. Mas atenção: elas só serão entregues após o término da instalação – ou seja, depois do dia 11 de novembro é que começam os processos de retirada das papoulas, limpeza, acondicionamento e entrega. A compra das papoulas pode ser feita pela internet aqui.
A instalação pode ser vista do lado de fora da Torre – ou seja, você não precisa ter o ingresso e entrar na Torre para poder ver (mas se quiser, você pode comprar o ingresso online aqui). Mas quem entra pode ver, além das exposições permanentes, uma ala especial contando em fotos o papel da Torre de Londres durante a Primeira Guerra – era ali onde acontecia o recrutamento e treinamento das tropas antes de serem enviadas para o campo de batalha. Terá também, ao longo de outubro, algumas palestras especiais e eventos abertos ao público contando sobre espiões e outras curiosidades dos bastidores da Guerra. Promete ser bem interessante para quem gosta de história.
Os ingressos e mais informações sobre as atrações e palestras podem ser vistas aqui.
Como Chegar
Você pode chegar na Torre de Londres pelo metrô, saindo na estação Tower Hill.
Até quando ver
A instalação fica disponível até o dia 11 de novembro.
Como entrar
Você consegue ver a instalação das papoulas de graça – ela fica de fora dos muros da Torre. Mas se você quiser entrar para ver a exposição – eu super recomendo, é a “atração turistona” mais bacana de Londres, na minha opinião – pode comprar seu ingresso pela internet e sem fila direto pelo blog, aqui.
[box]
Para ajudar na sua viagem:
Hotéis em Londres | Passagens aéreas para Londres | Ingressos para atrações em Londres (compre em português)
Dicas Gerais:
Do baratinho ao classudão: dicas de onde comer em Londres
Onde se hospedar em Londres: dicas para cada bolso
Vale a pena ver a troca da Guarda Real do Palácio de Buckingham?
Lojas e compras:
Cat-cafés: tomar café com gatos virou moda em Londres
Foyles: a melhor livraria de Londres
Fortnum and Mason: Compras com gosto de realeza
Atrações e Passeios:
Visita aos Estúdios do Harry Potter
Torre de Londres: Histórias, Fantasmas e Ursos Polares
Outras cidades da Inglaterra:
Stratford Upon Avon: Tour de um dia só na cidade de Shakespeare
Legoland: Um passeio com crianças nos arredores de Londres
Banksy, street-art e uma caça aos graffitis em Bristol.
Brighton: Todas as dicas (e vários motivos) para você se apaixonar por lá
Warwick: um castelo para crianças a duas horas de Londres
Festival de Balões em Bristol: Um show de luz e de graça (de graça!)
[/box]