– Então… estou fazendo um roteiro sobre a “Londres real”.

– Que ótimo! Então você já foi na “Fortnum & Mason”, né? – me perguntou a diretora de Relações Públicas do Hyatt, entre um coquetel e outro no bar Churchill.

Essa, aliás, era a sensação constante de se estar em Londres: eu sempre tinha a impressão de estar cercada de pessoas importantes.

Mas não, até então não tinha nem sequer ouvido falar de nada parecido. O que é uma falha imperdoável: logo eu saberia que a Fortnun & Mason é a loja mais “must go” de Londres.

Fui lá para descobrir o porquê – fica na 181 Picadilly, não muito longe da estação de metrô Picadilly Circus. E a verdade é que só a vitrine já é um bom motivo para chegar lá.

Vitrine_Fortnum_Mason_Londres

A tradição é um bom motivo para visitar a loja, que já tem mais de 307 anos de vida e uma clientela especial tão antiga quanto a loja: a família real Britânica. Quando a loja abriu, lá pelos idos de 1700, a Família Real exigia muitas velas novas, todas as noites, para os jantares reais. O uso de uma enorme quantidade de cera para a fabricação das velas foi o que conseguiu garantir os primeiros aluguéis da loja e fazer com o que a família Fortnum pudesse investir em outros produtos, de igual e excelente qualidade.

De lá para cá e com uma ajudinha da Companhia Britânica das Índias Orientais (onde muitos integrantes da família Fortnum trabalhavam), a loja começou a ser a grande referência britânica em chás exóticos, refinados e de alta qualidade. Não por acaso, esses dois produtos – chá e velas – são os carro-chefes da casa.

menu_chás_Loja_Fortnum_Mason_Londres

É essa tradição no ar que a gente encontra assim que chega na loja. A Fortnum & Mason faz parte do grupo “Royal Warranty Holders”, que é o selo dado a todo fornecedor de produtos para a Família Real Britânica. Poucas lojas tem o direito de exibir esse selo na porta, porque isso é uma honraria e tanto: é a prova absoluta de que os produtos da marca são de altíssima qualidade.

Tem toda uma epopéia para aplicar para o selo e ser aprovado – mas você pode ver a lista das marcas usadas pela Família Real aqui. Tem de carros Jaguar até marcas mais acessíveis como a CAdbury’s (chocolates) e o chá Twinnings.

Mas bem, a gente tava na loja, né? Então, quando você for fazer uma visitinha lá, aproveite especialmente a parte de chás: um mostruário elegantérrimo coloca à disposição diferentes tipos de chá, com explicações de onde vêm num computador touch-screen e as chaleiras em vidro com a possibilidade de sentirmos o aroma.

E vale muito a pena levar o que você gostou para casa: o preço não é absurdo, e você vai ter o gostinho de tomar o mesmo chá da Rainha!

Menus_chás_Fortnum_Mason_Londres_Inglaterra

Fora que a loja mesmo tem referências à realeza em tudo quanto é canto – e os produtos são todos de uma delicadeza impressionante.

Taí, aliás, um ótimo lugar para comprar alguns presentes e mimos diferentes – mas, particularmente, eu acho que compraria só para quem é especial, porque a loja em si é uma graça, mas barata, barata, não é não! 🙂

Interior_loja_Fortnum_Mason_Londres

Prova disso é que os chás até estão a preços acessíveis, mas o resto tem preços padrão realeza… 😛

Preço_produtos_Fortnum_Mason_Inglaterra
Trufas negras a 75 libras – tínhamos comprado as mesas trufas na Itália a 10 euros o pote e 20 libras na Inglaterra…

Ah, e sabe mais o que você tem que fazer lá? Reserve uma mesa com antecedência para tomar o típico chá-da-tarde inglês na parte de café deles. Além de ser um mimo puro, você pode tirar onda de que está em ótima companhia: quem volta e meia costuma frequentar o chá de lá é a Rainha em pessoa, que já foi vista lá num téte-à-téte animado com a Camilla Parker Bowles e a Kate Middleton.

Chique é pouco, né? 🙂 Mas a reserva é concorrida: o prazo recomendado são duas semanas de antecedência para dias de semana e um mês e meio para fins de semana – a reserva pode ser feita aqui.

[box]

Para ajudar na sua viagem:

Hotéis em Londres | Passagens aéreas para Londres | Ingressos para atrações em Londres (compre em português)

 

Dicas Gerais:

Do baratinho ao classudão: dicas de onde comer em Londres

Onde se hospedar em Londres: dicas para cada bolso

Vale a pena ver a troca da Guarda Real do Palácio de Buckingham?

Lojas e compras:

Cat-cafés: tomar café com gatos virou moda em Londres

Foyles: a melhor livraria de Londres

Fortnum and Mason: Compras com gosto de realeza

Atrações e Passeios:

Visita aos Estúdios do Harry Potter

Torre de Londres: Histórias, Fantasmas e Ursos Polares

Outras cidades da Inglaterra:

Stratford Upon Avon: Tour de um dia só na cidade de Shakespeare

Legoland: Um passeio com crianças nos arredores de Londres

Banksy, street-art e uma caça aos graffitis em Bristol.

Brighton: Todas as dicas (e vários motivos) para você se apaixonar por lá

Warwick: um castelo para crianças a duas horas de Londres

Festival de Balões em Bristol: Um show de luz e de graça (de graça!)

[/box]

Comments

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário! :)
Por favor escreva seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.