Quem for a Londres agora – e mais especificamente, até o dia 11 de novembro, vai encontrar a Torre de Londres, uma das principais atrações da cidade, coberta de papoulas vermelhas.

Tower_of_london_10

A instalação, bonita e impactante para quem passa por ali, tem um valor simbólico importante: é uma homenagem simbólica e silenciosa aos mortos britânicos durante a Primeira Guerra Mundial – e neste ano é o aniversário de 100 anos do conflito.

Tower_of_london_3

Tower_of_london_9

Certamente, não é uma data para se comemorar: foram mais de 800 mil soldados mortos só do lado do Reino Unido, numa guerra que se arrastou por 4 anos e arrasou com boa parte da Europa. E basta ler um pouco da história – e ver as fotos do conflito divulgadas pela cidade ao longo deste ano como uma forma de memória e homenagem aos mortos – para ver que a coisa foi bem pesada. 🙁

Por isso, vale a pena dar um pulo na Torre de Londres, se você estiver pela capital inglesa. Foi a forma mais poética de contar uma história triste que já vi.

Tower_of_london_4

Tower_of_london_8

A instalação se chama “Blood Swept Lands and Seas of Red” (ok, o nome não é muito pacífico: traduz-se literalmente como “Terras varridas de sangue e mares vermelhos”) e é composta de várias papoulas vermelhas feitas em cerâmica pelo artista Paul Cummins, organizadas como um mar de flores em torno dos muros da Torre pelo designer Tom Piper.

Tower_of_london_2

No total, são 888.246 papoulas vermelhas: o número de soldados britânicos mortos no combate.

Tower_of_london_1

O resultado é bonito – mas daquela beleza diferente, que pede que a gente pare para pensar. Aliás, essa é a ideia desta instalação: botar o público para fazer sua própria reflexão pessoal sobre sua vida, lembrando que cada florzinha ali simboliza uma pessoa que, um dia, era alguém como eu e você, mas que morreu (provavelmente ainda jovem) na guerra.

Ou seja: essa beleza toda em papoulas é tristeza, também.

Tower_of_london_6

Tower_of_london_11

Tower_of_london_7

E se você quiser fazer parte, pode comprar uma das papoulas – ou comprá-las e dedicá-las a alguém. O valor de cada papoula é de £25.00 mais taxas e frete, e 10% deste valor é direcionado a 6 diferentes serviços de caridade. Mas atenção: elas só serão entregues após o término da instalação – ou seja, depois do dia 11 de novembro é que começam os processos de retirada das papoulas, limpeza, acondicionamento e entrega. A compra das papoulas pode ser feita pela internet aqui.

Tower_of_london_5

A instalação pode ser vista do lado de fora da Torre – ou seja, você não precisa ter o ingresso e entrar na Torre para poder ver (mas se quiser, você pode comprar o ingresso online aqui). Mas quem entra pode ver, além das exposições permanentes, uma ala especial contando em fotos o papel da Torre de Londres durante a Primeira Guerra – era ali onde acontecia o recrutamento e treinamento das tropas antes de serem enviadas para o campo de batalha. Terá também, ao longo de outubro, algumas palestras especiais e eventos abertos ao público contando sobre espiões e outras curiosidades dos bastidores da Guerra. Promete ser bem interessante para quem gosta de história.

Os ingressos e mais informações sobre as atrações e palestras podem ser vistas aqui.

Como Chegar

Você pode chegar na Torre de Londres pelo metrô, saindo na estação Tower Hill.

Até quando ver

A instalação fica disponível até o dia 11 de novembro.

Como entrar

Você consegue ver a instalação das papoulas de graça – ela fica de fora dos muros da Torre. Mas se você quiser entrar para ver a exposição – eu super recomendo, é a “atração turistona” mais bacana de Londres, na minha opinião – pode comprar seu ingresso pela internet e sem fila direto pelo blog, aqui.

[box]

Para ajudar na sua viagem:

Hotéis em Londres | Passagens aéreas para Londres | Ingressos para atrações em Londres (compre em português)

Dicas Gerais:

Do baratinho ao classudão: dicas de onde comer em Londres

Onde se hospedar em Londres: dicas para cada bolso

Vale a pena ver a troca da Guarda Real do Palácio de Buckingham?

Lojas e compras:

Cat-cafés: tomar café com gatos virou moda em Londres

Foyles: a melhor livraria de Londres

Fortnum and Mason: Compras com gosto de realeza

Atrações e Passeios:

Visita aos Estúdios do Harry Potter

Torre de Londres: Histórias, Fantasmas e Ursos Polares

Outras cidades da Inglaterra:

Stratford Upon Avon: Tour de um dia só na cidade de Shakespeare

Legoland: Um passeio com crianças nos arredores de Londres

Banksy, street-art e uma caça aos graffitis em Bristol.

Brighton: Todas as dicas (e vários motivos) para você se apaixonar por lá

Warwick: um castelo para crianças a duas horas de Londres

Festival de Balões em Bristol: Um show de luz e de graça (de graça!)

[/box]

Comments

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário! :)
Por favor escreva seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.