Visitar um autêntico castelo pode ser muito mais divertido do que seu filho imagina. Duvida? Pois o castelo de Warwick, a cerca de 160 quilômetros de Londres, é um exemplo de como aprendizado e entretenimento podem andar juntos, e funciona como uma iniciação ao universo dos castelos europeus e toda a história que eles encerram. Com funcionários tipicamente trajados, shows, brincadeiras e exposições, todo o ambiente é projetado para transportar a criançada à Idade Média.
Situado às margens do rio Avon, na cidadezinha de Warwick, o castelo tem quase mil anos e foi desenvolvido a partir da construção feita em 1068 por William o Conquistador, primeiro rei normando da Inglaterra. Testemunha de várias batalhas – dentre elas, a Guerra dos Cem Anos – Warwick funcionou como fortaleza até o século 17, quando passou a ser usado como casa de campo. Por fim, em 1978, foi transformado em ponto turístico.

A programação de shows, eventos sazonais e atividades diárias do castelo fica disponível no local e também na Internet (http://www.warwick-castle.com/). O passeio é indicado para um dia sem chuva, já que as atrações se espalham por todo o terreno da propriedade, dentro e fora do castelo (mas, como os ingleses pensam em tudo, se você tiver comprado o ingresso online e chover por mais de uma hora em Warwick no dia agendado, você tem direito a um retorno grátis dentro de 60 dias – Rainy Day Guarantee).


No interior do castelo, é possível conhecer artefatos e personagens da história inglesa em uma pequena exposição que reúne armas e armaduras, pinturas, bonecos de cera da rainha Elizabeth, do sanguinário rei Henrique VIII e de suas seis esposas.


Duas das torres têm atrações especiais: a Princess Tower (Torre da Princesa), onde as crianças podem ouvir histórias de princesas, ajudar a princesa Aveline a encontrar um vestido e até beijar um sapo; e a Dragon Tower (Torre do Dragão), onde um show de 15 minutos conta a luta do mago Merlin para proteger Camelot e o futuro rei Arthur. Corajosos com mais de 10 anos de idade podem visitar o calabouço do castelo (The Castle Dungeon), datado de 1345. Nos dez cômodos da masmorra, algumas das histórias mais sombrias, sangrentas e assustadoras de Warwick são representadas com atores e efeitos especiais, durante 50 minutos. A entrada para a Torre da Princesa está inclusa no ingresso, já os bilhetes para a Torre do Dragão e o Calabouço do Castelo são vendidos à parte, online e no local.
Quem estiver animado pode encarar os 500 degraus de pedra que levam ao alto do castelo – pequenos, em espiral e ligeiramente côncavos, resultado de séculos de sobe-e-desce de soldados. A recompensa é uma bela vista de toda a propriedade, da cidadezinha de Warwick e até da vizinha Stratford-upon-Avon.


Ao ar livre, a ação acontece: são encenações de batalhas medievais, duelos de cavaleiros com lanças e cavalos, apresentações de falcoaria e arremesso de bolas de fogo por catapultas – tudo acompanhado de explicações e curiosidades (em inglês apenas). Em barracas espalhadas pelo terreno do castelo, as crianças podem participar de jogos inspirados na vida medieval ou que abordam os temas da época (desde acertar uma clava de brinquedo em um escudo até ligar doenças aos bizarros tratamentos utilizados pelos médicos de então).


Dentre as diversas brincadeiras, a atração mais disputada e inusitada faz os adultos torcerem o nariz e a criançada se esbaldar: o arremesso de ratazanas! Sim, você leu certo: ratazanas! A brincadeira consiste em girá-las pelo rabo e arremessá-las em direção a um mastro, que tem aros de diversos tamanhos no topo. Marca pontos quem fizer a ratazana atravessar ou se entalar em um dos buracos. Mas calma, elas não são de verdade! São pelúcias em tamanho natural, ainda mais repugnantes quando molhadas pelo orvalho e sujas de terra – e tanto mais interessantes para as crianças. Sim, é disgusting, porém criativo, não se pode negar. O funcionário que tomava conta do jogo, vestido como um camponês medieval, não soube dizer se de fato a brincadeira acontecia naqueles tempos, mas brincou com a popularidade da atração: “Mil anos de história neste castelo e as crianças loucas pelas ratazanas!”

Com ou sem ratazanas (de pelúcia, por favor), estar em um castelo de verdade, que carrega quase mil anos de história em suas pedras, é uma experiência singular para os pequenos. E poder aprender um pouco mais sobre outras épocas e culturas junto com eles, ainda melhor.
Veja abaixo mais informações úteis para o passeio:
Ingressos: são vendidos no local e pela internet. Compras antecipadas dão direito a desconto, assim como pacotes de ingressos para famílias. Quem gostar do passeio e quiser voltar no dia seguinte, pode fazê-lo pagando apenas uma libra (não acho necessário, uma vez que em um dia já dá pra aproveitar o suficiente). Warwick também faz parte de uma promoção do cereal Sucrilhos: as caixas vendidas na Inglaterra vêm com um cupom promocional válido até maio de 2014 (um ingresso de adulto grátis desde que acompanhado por criança ou adulto pagante).
Como chegar: você pode ir de ônibus, trem ou carro (há três estacionamentos no local, cujos preços variam conforme a distância do castelo). Instruções aqui (http://www.warwick-castle.com/plan-your-visit/directions-and-parking.aspx)
Alimentação: há trailers servindo fast food no pátio interno do castelo e espalhados pelo terreno. Se estiver a fim de uma experiência, digamos, mais autêntica, o castelo oferece também um camping medieval com direito a almoço (reservas antecipadas pelo site).
Para aproveitar ainda mais: combine a ida ao castelo de Warwick com uma visita à linda cidadezinha de Stratford-upon-Avon, onde Shakespeare nasceu e passou parte de sua vida. A ideia é começar o dia pela cidade do dramaturgo inglês, já que as atrações turísticas em Stratford fecham mais cedo do que o castelo e os principais pontos podem ser percorridos a pé e em pouco tempo (com a companhia de um guia, se quiser).
Tours: Há um tour da Golden Tours, disponível neste link, que faz um passeio de um dia para Oxford, Stratford-Upon-Avon e Warwick, tudo no mesmo dia e saindo de Londres. Sim, é corrido e a gente acaba ficando muito tempo no ônibus e pouco tempo nas atrações. Então, para quem tem criança pequena, eu não recomendo (além de ser chato obrigá-la a aguentar uma viagem de algumas horas no ônibus, há grandes chances dela se entediar no tour de Oxford e adorar – mas aproveitar quase nada – de Warwick. Mas os mais crescidinhos e adultos que estejam com pouco tempo na capital inglesa e topem fazer essa maratona, é uma boa! O valor do pacote é £40.42 (adultos), £32.17 (crianças de 3 a 16 anos), £36.30 (estudantes e idosos) e 136.95 (o bilhete familiar, para dois adultos e duas crianças).
[box]
Para ajudar na sua viagem:
Hotéis em Londres | Passagens aéreas para Londres | Ingressos para atrações em Londres (compre em português)
Dicas Gerais:
Do baratinho ao classudão: dicas de onde comer em Londres
Onde se hospedar em Londres: dicas para cada bolso
Vale a pena ver a troca da Guarda Real do Palácio de Buckingham?
Lojas e compras:
Cat-cafés: tomar café com gatos virou moda em Londres
Foyles: a melhor livraria de Londres
Fortnum and Mason: Compras com gosto de realeza
Atrações e Passeios:
Visita aos Estúdios do Harry Potter
Torre de Londres: Histórias, Fantasmas e Ursos Polares
Outras cidades da Inglaterra:
Stratford Upon Avon: Tour de um dia só na cidade de Shakespeare
Legoland: Um passeio com crianças nos arredores de Londres
Banksy, street-art e uma caça aos graffitis em Bristol.
Brighton: Todas as dicas (e vários motivos) para você se apaixonar por lá
Warwick: um castelo para crianças a duas horas de Londres
Festival de Balões em Bristol: Um show de luz e de graça (de graça!)
[/box]
Olá Catarina,
Saudades de você e do Guilherme. Estivemos eu e Lia estes dias em Londres mas não saímos da capital, exceto por uma visita a Grenwich. Mas valeu a dica, está anotado para a próxima oportunidade.
Um forte abraço,
Miranda
Olá, Miranda! Qto tempo, q boa surpresa!!! Um grande abraço para você e sua família também! 😀