Futebol é assim mesmo: aproveitando o rebote para fazer gol, e se for logo nos primeiros minutos do jogo (ou do ano, neste caso), melhor. Foi o caso do vídeo que foi ao ar ontem, primeiríssimo dia de 2012, no Esporte Espetacular, sobre o Desafio das Estrelas, que aconteceu nos dias 10 e 11 de dezembro de 2011, e que esta humilde blogueira que vos fala compareceu para cobrir e conta tudinho.
Nada como aparecer de papagaio de pirata (mais especificamente aos 1:54) na Globo, no primeiro dia do ano, para inspirar as idéias, não?
Para quem não conhece o evento, o Desafio das Estrelas reúne jogadores e ex-jogadores profissionais e artistas, jogando em times mistos e disputando uma modalidade específica. Neste caso, foi a primeira edição de futebol.
Quem tocou a bola do evento foi o ex-jogador Washington “Coração Valente” e a pelada aconteceu no Portobello Resort & Safari, em Mangaratiba – RJ. Sendo num lugar desses, acho difícil que alguém tenha reclamado de não ter jogado em casa…
Do lado global, os convidados eram: Kadu Moliterno, Carlos Bonow, Heitor Martinez, Cássio Reis, Thierry Figueira e Thiago Rodrigues. Entre os jogadores e ex-jogadores profissionais, participaram, além de Washington, Marcelo Lomba, Juninho Paulista, Gilmar Rinaldi, Ricardo Berna, Emerson Sheik, entre outros.


Até um time de jornalistas e apresentadores marcou presença: Alex Escobar, Caio Ribeiro e Thiago Asmar (outro dos cicerones da festa).
Os times foram formados por sorteio, cabendo às mãos de Renata Caputti e Thiago Asmar a sorte na escalação dos times.

E veja só como ficou a escalação no fim das contas:
São Pedro não ajudou muito no primeiro dia (a competição aconteceu na quadra de areia em frente à praia do hotel, e o tempo molhado prejudicou um pouco a agilidade para as jogadas). O que abriu espaço para um placar que não parou de crescer…
… assim como a pressão sobre os jogadores, “ensopados”.
Bola para cá, gols para lá, e quem foi o show do primeiro dia, embora absolutamente sem a menor intimidade com a bola, foi o Alex Escobar: prova no tal vídeo, especial, feito pelo Esporte Espetacular.
Um intervalo para os comentários: uma das blogueiras que nos acompanhou no evento foi a Sut-Mie Guibert, do blog Viajando com Pimpolhos, especializado em dicas de viagens para as crianças. A missão dela ali, naquele caso, era menos esportiva e mais família: avaliar a estrutura do Portobello Resort para famílias. As dicas serão contadas com todo o know-how de mãe viajante e filhas idem no blog dela em breve, mas a impressão geral foi muito boa – a ver pelo sorriso e pelas bochechas cheias de colágeno da pequena…

Domingo, dia 11, era dia de decisão, mas isso não impedia um intervalo na concentração dos atores e jogadores, que tiveram direito a uma festa no melhor estilo PLOC, embalada pelo Rodrigo Santos do Barão Vermelho, e com participações especiais do Alex Escobar e do Washington.
No dia da decisão, os times puderam contar com dois aliados consideráveis: o sol, que espantou a chuva, e a quadra, essa toda de gramado, que contribuiu para a velocidade dos jogadores. Os jogos começaram com a disputa pelo 3o. lugar entre os times vermelho (Thierry Figueira, Cássio Reis e companhia) e cinza (Caio Ribeiro, Juninho Paulista, Renato Abreu e Gilmar). Este último time, aliás, era o favorito da competição, mas perdeu pontos importantes no dia anterior – culpa, mais uma vez, da chuva e da areia. Mas garantiram o jogo mais bonito da final. E levaram o bronze.

O jogo final, de disputa pelo primeiríssimo lugar entre os times azul (Eriberto Leão e Kadu Moliterno) e branco (time do anfitrião Washington) era o mais esperado, mas foi o menos empolgante – e isso foi um consenso geral, e não meras palavras desta que vos fala que, como comentarista e jornalista esportiva é uma excelente blogueira de viagens.
Kadu Moliterno foi o destaque do time azul, empurrando sempre o time para a frente, mas ainda assim não conseguiu a empolgação que os times anteriores garantiram no jogo. Sobrou para o time branco, de Washington, que emplacou os gols e levou a taça de campeão.
Houve apenas um incidente chato: num dos lances entre Eriberto Leão e Max Fercondini, este último se machuca e tem que abandonar o jogo.


E jogo que é jogo, tem lá os seus destaques: Carlos Bonow foi eleito o goleiro revelação da competição (e isso foi um prêmio bacana, especialmente se considerarmos que os outros times contaram com profissionais do porte de Gilmar Rinaldi, Ricardo Berna e Marcelo Lomba defendendo a rede).

E palmas, claro, para o time vencedor…

Para ver mais fotos da pelada, acesse o álbum do evento na fanpage do Dondeando por aí, no Facebook. Mais? Tem ainda os relatos dos outros blogueiros que também estavam conosco: Pedro Serra, do Blog sem Destino, e da Flávia Vieira, do Viajar é tudo de bom. Além, ainda, das coberturas da Revista Caras e do Globo Esporte. Vale a visita.
Resumo da ópera, ops, da pelada: foi um sucesso. Especialmente pelo clima divertido e as brincadeiras entre os participantes do jogo, suas famílias (todos foram devidamente acompanhados de esposas, namoradas e filhotes) e os outros hóspedes do hotel. Um fim de semana que vale um replay.
Ficamos na torcida, então. Que venha a segunda rodada. E bom 2012 para vocês!
A blogueira que vos fala foi convidada para cobrir o evento pela equipe do Portobello Resort.
Muito bommmmm!
Adorei o post e as fotos do facebook. Ficaram mto boas.
Bjssss
Matéria muito bacana e com fotos muito boas, Parabéns .
Atrás do gol, Clarissa? 😉 Legal o post, me lembrou de um curso que fiz no Portobello há uns dez anos. E estava sol, bons tempos…
Bjs!