Considerando que moro na região de Washington DC há muitos anos, venho aqui dar minhas humildes dicas sobre esta cidade de grandes variedades e contrastes. Mas não vou ficar perdendo meu tempo aqui falando das principais atrações turísticas da cidade (Casa Branca, Capitólio, Cemitério de Arlington, etc) já que isso pode-se encontrar em qualquer guia turístico. Vou dar a minha opinião sobre meus locais favoritos nessa que é, sem dúvidas, uma das cidades mais multiculturais e interessantes dos Estados Unidos.

Comecemos com alguns fatos básicos. A cidade em si tem apenas 500 mil habitantes apesar da área metropolitana de DC ter mais de 5 milhões de habitantes (oitava maior dos EUA). E com apenas 170 km quadrados possui área bem pequena também (creio que a cidade seja menor que alguns bairros do Rio de Janeiro). A cidade faz divisa ao sul com o estado de Virginia e ao norte com o estado de Maryland. Pela fato da cidade ter poucos habitantes, e por ter muitos terrenos de propriedade federal, existem muitos parques e espaços verdes. Outra vantagem também é que existem uma lei que proíbe construções na cidade mais altas que o Capitólio. Por isso, ao contrário de Manhattan (lugar ideal para os vampiros que não gostam de sol), em Washington DC você consegue aproveitar bem o sol que bate entre as charmosas townhouses.

O nome da cidade é tao complicado quanto ao fato da cidade ser parte federal, parte autônoma. Para começar, tem outro estado na costa oeste também chamado de Washington. Em homenagem ao descobridor da América resolveram chamar o distrito federal de District of Columbia. Ai acabou ficando Washington, District of Columbia, ou Washington DC, ou simplesmente DC.

 

O turista acidental provavelmente começara a explorar a cidade pelo “National Mall”. Ao contrário do que pensei quando tinha 9 anos de idade e me falaram que a gente estava indo para o Mall, Mall não é um shopping. Até porque devido ao fato de cobrarem um “sales tax” de 10% na cidade, não existem shopping malls em Washington. Quem quiser vir comprar muamba aconselho procurar outra cidade. Quando se fala em mall em DC estamos nos referindo ao espaço aberto que fica entre o Capitólio (Congresso e Senado) e o memorial do Lincoln e que é cercado em ambos os lados pelos Museus da Smithsonian Institution (como você pode ver na foto aérea).

Aí vai minha primeira dica. Com certeza você irá ao Washington Memorial (o obelisco), no Lincoln Memorial (aquele em que o cara tá sentado), e no Jefferson Memorial (aquele em que o cara tá em pé), e nos memoriais da Segunda Guerra, e da Guerra do Vietnam. Isso tudo fica em torno do Mall. Aconselho você a ir nesses memoriais à noite. Primeiro porque, ao contrário dos museus, os memoriais não fecham à noite. E segundo porque eu acho que eles ficam mais bonitos com a iluminação artificial. Veja a foto ao lado do Jefferson Memorial e Washington Monument à noite. Quando estou precisando refletir não tem nada melhor do que colocar um Pink Floyd no ipod e sentar nas escadarias do Lincoln Memorial e ficar pensando sobre a vida neste lugar tão marcado por momentos que mudaram a história não só dos EUA, mas do planeta.

Mas minha dica nem era para ser essa. Minha dica é que, ali perto do Memorial do Vietnam, na Constitution Avenue, quase já chegando em Virginia e logo depois do Federal Reserve, ali escondidinho nos jardins da National Academy of Sciences, tem um memorial que é o meu predileto e que quase nenhum turista visita: o Einstein Memorial! O memorial é uma estátua de bronze de um Albert um pouco melancólico com um caderno na mão, contendo algumas de suas mais famosas equações. E no chão tem a posição do Sol, Lua, planetas e estrelas no dia em que o memorial foi inaugurado. Porque ele é meu memorial favorito, eu não tenho certeza. E porque muita gente não o visita, eu também não sei. Mas a foto dele está aí embaixo. E para os admiradores deste grande gênio do século XX, com certeza vale a pena dar uma passada nele. Quem sabe depois de uma visita você não acaba inspirado para inventar a teoria de gravidade quântica.

Entre as dezenas de museus em Washington, quase todo mundo vai ao museu de Natural History e ao Airspace Museum. O Airspace Museum vale a pena ir só para ver os verdadeiros inventores do avião (Wright Brothers, é claro). E alguma vez você já teve vontade de tocar na Lua? Pois é, lá no Airspace Museum tem um pedacinho da Lua para você tocar.

Mas não são esses meus museus favoritos. Os meus 2 museus favoritos são a ala leste da National Gallery of Art e o Spy Museum.

 

A “east wing” da National Gallery of Art é a parte da galeria dedicada a Arte Moderna. Arquitetonicamente vale a pena prestar atenção na simetria do prédio que foi projetado por I.M. Pai e que tem todas as suas formas trapezoidais. O destaque da ala leste é a vasta coleção de quadros de Pablo Picasso, principalmente quadros do começo de sua carreira, antes da fase cubista. E o meu quadro preferido da Galeria (que na verdade fica entre a ala Leste e Oeste) que é o quadro da Santa Ceia de Salvador Dalí. Era meu quadro de Santa Ceia favorito até eu conhecer aquele outro no convento de São Francisco em Lima.

Spy Museum

Já o International Spy Museum é um dos poucos museus em DC que você precisa pagar para entrar. O preco é um pouco salgado, $18 para adultos, mas para os que gostam de uma boa intriga de espionagem internacional, com certeza vale a pena. La você encontra histórias e artefatos (como guarda-chuvas com pontas venenosas, pistolas disfarçadas de batom, etc) desde os tempos bíblicos, passando pela Segunda Guerra e Guerra Fria, até os dias de hoje na guerra contra o terrorismo. Aliás, acreditem se quiser, dizem haver mais espiões hoje em dia em Washington do que nos tempos de Guerra Fria. Entao, quando estiver visitando, não se alarme ao ver um indivíduo trocando uma mala cheia de urânio enriquecido por uma maleta de notas de $100 nao seqüenciais. Coisa completamente normal aqui na cidade. Acontece quase todos os dias!

Finalmente, se você estiver na cidade durante um domingo, e gostar de uma bugiganga, dá uma passada no Eastern Market. O Eastern Market é o que chamam aqui de Farmer’s market. É lá onde todos os domingos, do lado de fora do mercado, tem um flea market onde se vende um pouco de tudo (quadros, bicicletas, móveis, discos de vinil, e muita bijuteria), enfim, tudo, menos, é claro, o que você precisa.

Comments

12 COMENTÁRIOS

  1. Otima dica! A french toast com banana e chocolate no Bread & Chocolate eh excelente! Um dia preciso escrever sobre restaurantes favoritos em DC. O unico problema e’ que escolher restaurante favorito eh igual a escolher CD favortio, praticamente impossivel…

  2. Sou louca por esculturas, e adorei este memorial do Einstein! Até salvei a foto. Realmente, não é algo muito citado nas descrições dos pontos turísticos da cidade, bem bacana.

  3. Olá pessoal, estou indo para Washington em agosto com a minha família e estou procurando um guia brasileiro para fazer um tour. Vocês conhcem algum ou até mesmo uma empresa que presta este serviço.

    • Oi, Flávio! Não conheço nenhum guia brasileiro por lá, ou empresa que preste este serviço, uma vez que eu fui por conta própria mesmo! Mas tem várias atrações por lá que já tem guias, como um ônibus turístico que percorre os principais pontos da cidade, os tours guiados dos museus e do Capitólio, etc. E, pelo menos em quase todos os hotéis que eu fiquei nos Estados Unidos, dá para reservar tours diários no próprio hotel. Ou seja, é bem tranquilo se virar por lá.
      Achei esse site aqui: http://thedistrict.com/visitor-information/guided-tours-of-washington-dc/ que fala dos tours pela cidade. Veja se tem informações que atendem o que você tem em mente.
      Um abraço,
      Clarissa

    • Eh possivel sim. Do aeroporto ate o National Mall sao no maximo 1 hora (se for na hora do rush). No National Mall eh onde ficam todos os monumentos da cidade. Ainda da tempo de ir na Casa Branca que fica do lado do Mall e talvez ainda sobre algum tempo para voce ir a algum museu do Smithsonian.

  4. Oi pessoal,
    Vou com minha filha de 7 anos para Washington D.C. Vamos chegar no Domingo, e ficar Domingo e Segunda ,dia 14 e 15 de Setembro. Adorei as dicas e comentários mencionados acima,já estão todos anotados, mas gostaria de saber sobre o clima nesta época do ano e dicas de onde leva-la.Vamos ficar hospedadas no HOLIDAY INN WASHINGTON-CAPITOL , bem pertinho dos Museus , mas gostaria de saber se tem outros lugares ,próprio para crianças.

    Outra dica que eu gostaria, era saber se tem ônibus ou metrô do Washington Reagan DCA Airport para próximo do HOLIDAY INN WASHINGTON-CAPITOL … Obrigada e aguardo as dicas 😉

    • Oi, Livia! O tempo nessa época do ano costuma ser agradável, beirando os 25 graus de um restinho de verão, e as noites chega a cair um pouquinho, tipo 18 graus, o suficiente para um casaco leve. É bem verdade que no mundo todo o tempo anda meio louco e tem umas viradas de repente, mas em geral o final do verão lá é bem gostoso.
      Tem vários museus bacanas para crianças em Washington, e quase todos gratuitos. Lembro de ter gostado especialmente o Air Space Museum, que conta a história de toda a aeronáutica americana desde os aviões até os foguetes, e é bem bacana porque ele é todo interativo, as crianças (até eu, adulta) se divertem bem. É bem verdade que costuma fazer mais sucesso entre os meninos, mas acredito que sua filha vai se divertir tb, porque é bem interessante e lúdico!

      O museu de história natural de Washington é um barato, interessantíssimo. Por favor, não vá nele com tempo contado (como eu fui!). Foi uma pena, é para passear bastante!
      Tem um museu para as crianças, o http://www.ccm.org/ que é parada obrigatória para os pequenos!
      O Zoológico de Washington é bem bacana também. E uma dica é passar sempre nas lojinhas dos museus, porque lá vendem uns brinquedos bem educativos!

      Mas não sei dizer se tem ônibus do aeroporto para o seu hotel… 🙁 Sei que tem duas linhas de metrô que ligam o aeroporto à cidade, veja se o metrô te atende!

  5. Ola, estou indo para Washington em fevereiro com minha familia que inclui um adolescente de 11 anos, tem alguma sugestão para algum passeio/atração a noite que ele possa participar? Obrigada

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário! :)
Por favor escreva seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.