Uyuni Deserto de Sal Bolívia
Uyuni Deserto de Sal Bolívia

Sobre os cabelos (principalmente para mulheres):

Baby, você está num deserto, e vale lembrar que aí já fazem dois dias que você não lava os cabelos porque a quantidade de água nos chuveiros sequer dá vazão para você tirar toda a areia do seu corpo. E para evitar que a água acabe quando você estiver no meio do processo, deixando seu cabelo outrora sedoso em uma massa disforme, você resolve lançar mão da amiga escova e tentar resolver do jeíto que dá…

Só que em San Juan del Rosario, a despeito de também ter pouca água, você também não vai lavar o cabelo (especialmente se ele for comprido). O que significa que ao final do terceiro dia, se você prender o cabelo muito provavelmente ele vai ficar na mesma posição por vários dias, de tão duro. Então, sugestões:
– Para quem usa leave-in, é uma… sim, ele vai ficar meio oleoso, mas pelo menos é um paliativo para não deixar a piaçava das vassouras morrendo de inveja das pontas do seu cabelo;
– Escova e pente, sempre e várias vezes ao dia… Ajudar a tirar a poeira;
– Boné, chapéu e echarpe para amarrar e proteger os cabelos;
– Muita fé e muita prece, porque a piaçava é passageira mas as fotos são para sempre. E daqui a pouco acaba. Imagine-se daqui a um mês mostrando as fotos para os seus amigos, linda, com os cabelos hidratadíssimos, brilhantes e cheirosos depois de uma sessão de SOS no salão, e dizendo: “Eu, ressacada no deserto? Menina, nem percebi!”.


Sobre a pele:

A essa altura você já vai sentir os efeitos do deserto sobretudo no seu rosto. Lábios ressecadíssimos são os primeiros a dar sinal, a marca dos óculos escuros no rosto (se você não passou protetor). E, principalmente, se você passar a unha na pele da sua perna – e não interessa se ela estava coberta pela calça comprida – só vai ficar aquela linha branca. Então, por isso, lance mão dos hidratantes (corpo e rosto), além do protetor solar.

Ah, importante. Lembram daquelas toalhinhas baby wipes, que falei lá no início da viagem? Elas são ótimas quebra-galhos neste momento em que você saiu do banho no meio do deserto (porque a areia é muita e a água pouca, o que faz com que você continue com a sensação de que não está totalmente limpo). Então é legal passar essas toalhinhas pelo corpo antes do banho, pelo menos para tirar o excesso de areia. Mas sejam limpinhos e tomem banho, tá, porque só a toalhinha ninguém merece! No nosso carro, uma das inglesas ficou os três dias sem tomar banho nem sequer trocar a roupa. Não dava nem para conversar com ela.

Outra dica… Para os que levaram Rinosoro ou algum remédio para o nariz. É ótimo, porque a narina fica bem irritada e seca, e pode sangrar.

Comments

1 COMENTÁRIO

  1. Eu por ser desprovida de melanina fazia uma pasta de hipoglós com protetor fator 100 que compramos lá em Arica e foi até barato (cerca de uns R$10,00). Essa papinha salvou a pele!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário! :)
Por favor escreva seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.