[show_AdSense float=”left” ad_client=”pub-9501066899733075″ ad_slot=”6562283172″ ad_width=”250″ ad_height=”250″ ]

Tirando La Paz e Santa Cruz, que são cidades maiores, os banheiros na Bolívia possuem certas particularidades que podem provocar experiências inesquecíveis, principalmente se você for um viajante desafortunadamente desavisado.

Primeiro: Em muitas partes de um deserto, banheiro e água são coisas distintas. O fato de ter um não quer dizer que tenha o outro.

No caso de Uyuni, por exemplo, e de quase todos os hostels que fomos por lá, só tem uma privada para uso de todo o hostel. E, pasmem, como estamos num deserto e a água é escassa, a descarga só é dada uma a duas vezes por dia!

Sobre os chuveiros:

Geralmente, só tem 1 para uso de todo o hostel. No de Uyuni, luxo dos luxos, tinham dois, mas que tem tempo para ser usado, e todo mundo só tem um determinado horário para tomar banho. Então, nada de tomar dois banhos por dia. E a água que sai parece que é em conta gotas 3D – três filetes de água, todos saindo do ponto 0 (chuveiro) e cada um seguindo uma trajetoria x, y, z. Então, só dá para no máximo molhar a cabeça, um braço e um pé ao mesmo tempo, porque a água é mínima.

Sobre as portas:

Raras vezes fecham. Quando existem, mal fecham. E tivemos o privilégio de ver um banheiro que nem porta tinha – era uma casinha do lado de fora, em pleno deserto, com uma cortininha de box safada para fechar. Além do incômodo de você ter a sensação de que todo mundo vê o que você está fazendo (por mais que seja no meio do deserto e que você saiba, racionalmente, que não tem ninguém ali), vale lembrar que a temperatura no deserto à noite é quase zero graus – e você ali, tentando tirar a roupa, segurar a cortininha, atender ao chamado da natureza e não congelar ao mesmo tempo.

O porquê deste post? No dia seguinte à nossa chegada em Uyuni, fomos tomar um banho no hostel (o tal luxuoso dos dois banheiros). A privada era exatamente a que lhes descrevi. O chuveiro, 3D também. E tenho que dizer a vocês que também foi o melhor banho que tomamos em três dias… Para vocês terem uma idéia do que nos aguardava…

Comments

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário! :)
Por favor escreva seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.