Depois de explicar porque vale a pena pernoitar em Águas Calientes para visitar Machu Picchu com mais calma, comecei a reunir as dicas de hospedagem pela cidade para todos os bolsos e níveis de frescura – considerando os hotéis que eu fiquei, que meus amigos ficaram e os feedbacks deles de cada hotel escolhido.

 Basicamente, em Águas Calientes você decide se quer uma hospedagem cara ou não, com serviço e mimos especiais ou não, perto da estação de trem ou não – não há muito mais variáveis que isso. Mas ainda assim, há quem tenha tido ótimas experiências (por sorte, eu) e más (por azar, alguns amigos).

Por isso, preparei esse post especial, com dicas e comentários dos hotéis mais “acertados”, tanto por mim, por alguns amigos, e pelas pontuações gerais do Booking e TripAdvisor – dividindo por estrelas e faixas de preço, para o seu bolso amanhecer feliz.

Segue a legenda: Vermelho (5 estrelas), Azul (4 estrelas), Amarelo (3 estrelas), Verde (Albergues e Bed and Breakfast).

Espero que ajude! 🙂

5 estrelas

Sumaq Machu Picchu Hotel: Foi o hotel que fiquei da última vez que estive na cidade (o que fiquei na primeira vez nem existe mais) e para o qual eu me derreti de elogios lá em cima quanto ao restaurante. Eu já tinha feito um review dele antes aqui e explicado porque a experiência foi ótima: não só porque o hotel é confortável, mas foi um dos lugares em que eu fui melhor atendida, tipo, da vida. Super, super recomendo. Confira preços e reservas aqui.

Inkaterra: Depois do Sumaq, é o mais bem pontuado no Booking e no TripAdvisor – e aparentemente, com razão. Tenho duas amigas, viajadíssimas, que me disseram literalmente que morrem de amores pelo Inkaterra. A localização dele é bem conveniente – do lado da estação de trem – mas super charmosa. Não me hospedei lá, mas acho uma ótima pedida. Confira preços e reservas aqui.

Belmond Sanctuary Lodge: É o hotel de luxo mais antigo da região, só que o menos pontuado também. O motivo é o seguinte: ele fica em frente à entrada de Machu Picchu, ou seja, você dorme praticamente dentro do Santuário. Lado positivo: você chega no parque antes da horda de turistas que vem de Cusco e Águas Calientes, é o último a deixar o santuário e consegue ter minutos com Machu Picchu todo para você. Lado ruim: você paga por isso (o hotel é bem caro) e os quartos são apertados para o preço que se está pagando (afinal, o hotel está no topo das montanhas, não tem muito espaço físico mesmo que fosse construído). Outro detalhe é que em frente à entrada do hotel fica a parada dos ônibus que vão e voltam a Águas Calientes. Ou seja, desde 5 da manhã já tem o barulho de gente chegando. Ah, e o hotel fica meio isolado também – o que é ótimo para quem tá numa vibe na sua, mas ruim se você é do tipo que gosta de dar uma voltinha a pé pela cidade depois. Confira preços e reservas dele aqui.

 4 estrelas

Casa del Sol Machu Picchu: É um hotel boutique bem charmosinho a 10 minutos da estação de trem de Águas Calientes e é bem cotado no Booking e no TripAdvisor. Fica ao lado do rio, também, e acho que ele tem uma boa pegada romântica: quartos e sala de refeições são lado do rio, com janelões envidraçados bonitos que dão aquele “tcham”, sabe? Rola um spa bem bacana e um resto-bar legal também. Confira preços e reservas aqui.

Hotel Taypicala: Fica a 250 metros da estação de trem de Águas Calientes, tranquilo para se caminhar até lá. Ok, é mais afastado, mas também tem uma vibe mais tranquila, com direito a jardins e belas vistas da montanha. Os quartos são espaçosos, bem decorados e confortáveis – e as suítes tem uma banheira bem bacana. Fica na Avenida Pachacutec, número 808. Confira preços e reservas aqui.

El Mapi by Inkaterra: é um novo hotel da mesma família do estreladíssima Inkaterra, mas com uma vibe (e preços) mais acessíveis, sem perder a elegância. O hotel é charmosíssimo e todo trabalhado na tendência orgânica: o restaurante oferece tem tapas e quitutes bem bacanas, e os amenities do hotel também são mais luxuosos. É praticamente a experiência 5 estrelas do Inkaterra, mas pela metade do preço. Confira preços e reservas aqui.

EM_Superior_Deluxe04
Crédito da Foto: Divulgação El Mapi

 3 estrelas

Hatun Inti: Esse é bem elogiado pelos hóspedes do Booking.com. Fica a 100 metros da estação de trem. Confira preços e reservas aqui.

Waman Hotel: Outro hotel super bem elogiado. Os quartos são confortáveis e a equipe é bem atenciosa. Conheci duas pessoas que ficaram bem satisfeitas, e a pontuação deles no Booking.com também é boa. E o melhor: preços razoáveis. Confira preços e reservas aqui.

11p
Crédito da Foto: Waman

Casa Andina Machu Picchu: Pertence à rede de hotéis Casa Andina e, embora eu não tenha ficado neste hotel especificamente em Águas Calientes, eu fiquei no hotel da rede em Lima, e gostei bastante. Os quartos obedecem o mesmo padrão, que é uma decoração elegante e muito confortável – super limpo. Gostei muito do atendimento também, e o café da manhã é bastante farto. Ao que tudo indica, este hotel segue a mesma proposta de Lima – com a vantagem de que fica bem em frente à estação de trem, bem pertinho do ponto de ônibus que leva a Machu Picchu. Confira preços e reservas aqui.

 Albergues e Bed & Breakfast

Adelas Hostal: simples e justo, com preços em conta e um bom café da manhã. O quarto é bem simples e o banheiro direitinho (sempre com banheiros privativos), de modo que atende bem quando tudo o que você quer é um bom chuveiro e um lugar para dormir. Confira preços e reservas aqui.

Hostal Imperio de Los Incas: De todas as opções BBB, essa me pareceu a mais bacana. Primeiro, porque é bem localizado e os preços são bem em conta. Segundo, porque os quartos são limpos, um pouco pequenos, mas confortáveis para se ficar – sem luxos, mas uma acomodação justa a um preço justo. Achei uma boa. Confira preços e reservas aqui.

Hostal Sun Palace In: Bem colorido, esse aqui! 🙂 Mas também, simples e ok na medida, se a sua meta é só pernoitar em Águas Calientes. Confira preços e reservas aqui.

Denny’s House: albergue mesmo, com preços baixos e quartos e dormitórios simples. As regras são as mesmas de qualquer albergue: alguns quartos tem banheiro compartilhado, roupas e toalhas fornecidas, área de lazer. Barato e bom para quem viaja com orçamento apertado ou que quer fazer novas amizades “on the road”. Confira preços e reservas aqui.

Esta blogueira e jornalista foi duas vezes a Machu Picchu, e em ambas se hospedou em Águas Calientes. A primeira vez foi por conta própria, e a segunda a convite do Hotel Sumaq. Todas as opiniões expostas aqui refletem a opinião da jornalista e de seus amigos, que trocaram impressões sobre os lugares onde ficaram.

Comments

7 COMENTÁRIOS

  1. Olá,
    Pretendo ir em agosto e vou pernoitar em Águas Calientes.
    Gostaria de saber se é necessário reservar o hotel com antecedência ou posso fazer book na hora.
    Obrigado.

    • Oi, Rodrigo!
      Você pode até deixar para fazer o book na hora, mas lembre-se que agosto é baixa temporada (e tempo de férias na Europa, quando muitos europeus vem viajar por aqui). Águas Calientes tem vários hoteis, mas se você assegurar as tarifas mais razoáveis, o ideal seria reservar logo. O Booking não tem taxa de cobrança de reserva para alguns hotéis, vc pode desistir depois!

  2. Olá Clarissa!
    Irei agora em Abril para Cusco e vou de moto, estou planejando toda a viagem aqui pelo seu site, obrigado!
    Estou com uma dúvida: quero pernoitar em Águas Calientes seguindo a sua dica de sair de cusco a tarde e dormir lá. Minha dúvida é quanto a minha moto, será que é perigoso deixar em Cusco, será que teria que pagar outra diária lá só para a moto? Não sei se conseguirá me responder.

    • Oi, Mário, eu realmente não saberia como responder em relação à moto especificamente! Talvez (e estou falando como um palpite) não seja necessário pagar a diária do hotel, mas talvez a diária do estacionamento? De qualquer forma, eu sei que há alguns hotéis com estacionamento e você pode consultar direto com eles. Se muitos hotéis costumam segurar as malas de quem vai a Águas Calientes e volta, acho que não seria muito do outro mundo pedir para manter a moto também…

  3. Parabéns. blog muito ótimo. Estou planejando uma viagem pra lá, e ele esta me ajudando muito. Detalhe, … já fui em outra oportunidade, mas mesmo assim estou aprendendo muito mais coisas com sua ajuda e dicas. Top.

    • Oi Andre!

      Obrigada, fico super feliz com seu comentário! Espero que ajude – eu fui para lá dua svezes também, e curti igualmente as duas! Boa viagem!:)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário! :)
Por favor escreva seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.