Degustando um whiskey irlandês : as coisas que a gente não faz pelo nosso trabalho... ;)

Foi só eu anunciar que eu ia à Dublin para marido e amigos, que já veio a primeira recomendação: “Não deixe de ir na Guinness Storehouse”.

Ou seja, a fórmula que serve para uma viagem à Irlanda é, acho, a mesma que serve para o Brasil. Se alguém viaja para o Rio de Janeiro, por exemplo, ir à praia é uma daqueles programas obrigatórios inconscientes, que a gente sabe que já vai antes mesmo de terminar a compra da passagem. E o mesmo acontece com os pubs na Irlanda – e mais exatamente, com a Guiness Storehouse em Dublin, – que, lógico, é a atração turística mais badalada (e lotada!) da cidade.

Então, claro que eu já sabia que ia na Guinness Storehouse (porque né?), mas ao procurar outros programas na cidade, me deparei com a Old Jameson Distillery e, bem, fiquei mais curiosa e resolvi marcar ali primeiro.

Sei lá, eu sempre tenho o impulso de procurar uma outra atração ou caminho que esteja fora da rota mais procurada para quem sabe descobrir segredos subestimados do grande público e interessantes.

 E a Old Jameson Distillery foi uma grata visita neste sentido. 🙂

Jameson_distillery_dublin2

Só o fato do passeio sobre whisky, e não sobre cerveja, foi algo que fez uma enorme diferença: era bem menos gente, era um público mais velho, era um ambiente mais refinado, era menos barulho, era quase nenhuma fila. Não sou da turma da bebida, mas se eu tivesse que escolher o brinde com base no tipo de clima do lugar, eu acho que o clima do whisky combina mais comigo.

Assim como a Guinness Storehouse, ela fica mais afastada do centrão de Dublin – o que, mais uma vez, não é nenhum problema já que o sistema de transporte é bem eficiente.

Eu estava me hospedando do Generator Hostel (aqui eu explico sobre o hostel e sobre opções de hospedagem em Dublin), que era do lado da destilaria. Fui no primeiro horário da manhã.

Jameson_distillery_dublin4

Mas você acha que começar tomando whisky às 9 da manhã não rola?

Verdade. Mas é também o horário incomparavelmente mais vazio da Old Jameson Distillery (como eu estava hospedada bem do lado, eu via a fila constante da parte da tarde e da noite. Por ter ido de manhã, meu grupo era pequeno e eu tinha todo o espaço do mundo para fotografar.

E na verdade, a destilaria abre todos os dias às 9, mas o primeiro tour começa às 10. É recomendado comprar com antecedência porque os grupos são pequenos e a disponibilidade acaba cedo (eu cheguei às 9:00 e já tinha uma pequena fila – já fui encaixada no segundo grupo).

Jameson_distillery_dublin7

Como é o passeio

Eu havia lido que a Mô Gribel disse no post sobre Dublin do Viaje na Viagem que a visita à Old Jameson Distillery é o tipo da fórmula Disney: filminho + tour + loja. Achei a descrição ótima- e verdadeira.

O filme inicial é uma “brincadeira” e conta um pouco da história da destilaria (que foi familiar por muitos anos) e, conta que ali foi a produção da bebida, por muitos anos – hoje, a fabricação é feita para outra cidade na Irlanda. Em seguida um guia vai mostrando o processo de destilação da bebida (sempre em inglês). É bem interessante, mesmo para quem não bebe (eu!).

O melhor do passeio, porém, é o final, onde acontece duas degustações. Na primeira, o guia seleciona algumas pessoas do grupo (6 pessoas), que farão uma degustação às cegas de três whiskies diferentes.

Jameson_distillery_dublin9

Esta é apenas para alguns selecionados (e esta é outra vantagem de se visitar de manhã, em que os grupos são menores e você tem mais probabilidades de ser escolhido). Mas ao final do passeio, todos os participantes tem direito a um drink com Jameson, ou degustá-lo puro e “on the rocks”.

Degustando um whiskey irlandês : as coisas que a gente não faz pelo nosso trabalho... ;)
Degustando um excelente whiskey irlandês : as coisas que a gente não faz pelo nosso trabalho… 😉

Eu, que não sou entendida nem nada, achei o Jameson levíssimo, do tipo que desce redondo mas, sobretudo, elegante. Gostei muito.

Um serviço que eles oferecem à parte é a degustação para grupos fechados. Custa €22.50 por pessoa (preços de novembro de 2015) e eles preparam uma mesa especial para o grupo após o tour, em que são servidos os whiskies especiais da casa: versões exclusivas produzidas no local, além de rótulos de 12 e 18 anos.

Jameson_distillery_dublin8

Em termos gerais, esse é o fim do passeio: a gente já sai na lojinha, onde garrafas, acessórios e uma penca de coisinhas bonitinhas são vendidas a preços nem tão bonitinhos assim.

Jameson_distillery_dublin1

E pronto: um dos passeios da sua manhã em Dublin já está resolvido. 🙂

Outros dois “plus”: há um restaurante no segundo andar, para quem já quiser almoçar por lá. E aos sábados, eles organizam um jantar + bebidas + música ao vivo bem animado, chamado “The Barrelman’s Feast“, que acontece de 19:30 às 23:00 só para quem faz a reserva (que custa em torno de 50 euros para quem faz a reserva online e inclui jantar completo, Jameson e música).

No fim das contas: minha visita à Guinness Storehouse foi bacaníssima, mas eu lembro de ter saído de lá logo ao final dela, de tão lotado e barulhento que estava o Gravity bar e o pub. Mas aqui na Old Jameson bateu uma vontade de esticar mais um pouquinho, para beber com calma e aproveitar mais a preguiça que vinha (não sei se do whisky ou da música boa que rolava).

Eu gostei de conhecer a Old Jameson Distillery: foi a experiência mais tranquila e menos disputada em Dublin, uma cidade jovem e, por isso, constantemente efervescente de pessoas, estudantes, eventos, turistas – ainda mais no fim de semana. Foi bacana começar minha manhã sem esse “buzz” – ao contrário, só com um jazz ao fundo. E com história de negócios de família, de processos de produção e conversas sobre aromas e paladares. Acho que mesmo quem não gosta de whisky, vai curtir o passeio. 🙂

Mais informações:

Old Jameson Distillery: menu e preços no site, aqui

Compra de ingressos pela internet: Compre com antecedência pela Viator e pule a fila aqui.

Horário de funcionamento: todos os dias, de 9 às 18.

Onde fica: Bow Street, Smithfield Village, Dublin (parada 20, para quem vai no ônibus do Dublin Sightseeing).

Valor: 15 euros (adultos), 12 euros (estudantes acima de 18 anos e idosos). Ingresso inclui uma degustação.

Esta jornalista e blogueira foi ao Old Jameson Distillery com o apoio do Tourism Ireland

[box type=”info”]

Links úteis para planejar sua viagem para Dublin:

Hotéis em Dublin pelo Booking.com

Passeios em Dublin e Irlanda pela Viator

Aluguel de carro em Dublin pela Rental Cars

PS: Todos estes links acima são de sites confiáveis e parceiros aqui do blog. Se você reservar sua viagem através deles, você não paga mais nada por isso e ainda dá uma força aqui para a manutenção do blog! 🙂

[/box]

Comments

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário! :)
Por favor escreva seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.