[show_AdSense float=”left” ad_client=”pub-9501066899733075″ ad_slot=”6562283172″ ad_width=”250″ ad_height=”250″ ]

Altitude:

Uyuni é uma cidadezinha (inha!) que fica no meio dos altiplanos bolivianos, a aproximadamente 3.650 metros de altitude (mais alto que Macchu Pichu, portanto, que fica em torno dos 2.400). Então, de cara, o que você pode sentir, e muito, são os efeitos da altitude. Cometemos o erro de ir muito rápido de uma cidade com altitude bem mais baixa para outra bem mais alta. Se você quiser fazer o passeio e tiver tempo, tente ficar pelo menos uns 3 dias em uma cidade com altitude menor, pelo menos, para o seu corpo ir se acostumando com os efeitos.

Mal-estar:

Mas se você for guerreiro que nem a gente, prepare-se psicologicamente: a dor de cabeça é insuportável (fica latejando, interminavelmente) e dificilmente alguma coisa melhora. Eu tomava uma média de 2 a três analgésicos dia (e com isso a pressão ia lá pra baixo. Ou seja, piorava ainda mais). Outra coisa é o enjôo. Há quem vomite feio com tudo o que se comia (eu!) e há quem não, mas a comida nunca desce bem, é difícil digerir. E para quem tem taquicardia também é bom levar algum remédio, porque lá pequenos esforços (andar 20 metros) parece que vai fazer o coração saltar da boca.

Ajuda: Leve analgésico, se possível pão ou sanduíche (qualquer coisa menos temperada possível) se seu estômago for meio sensível, chá ou balinhas de coca como as da foto abaixo (não, não dão barato nenhum, e pelo contrário, são remédios e ajudam bastante contra o mal estar) e compre um remédio chamado Soroche Pills, que é contra os males da altitude. 2 por dia – foi o que nos salvou lá…

Higiene:

É uma cidade no meio do deserto. Então, comprem tudo antes de chegar lá, porque dificilmente vocês vão achar algo semelhante a uma farmácia. Recomendo comprar antes e levar na mochila:

-Água;

– Papel Higiênico (os banheiros quase nunca tem água, que dirá papel. Preferem tentar a sorte?);

– Hidratante para o corpo (Uyuni fica no meio de um deserto de sal, ainda por cima… A pele fica branquinha de tão ressecada! Então escolha o mais emoliente possível).

– Hidratante labial (absurdamente necessário, se você ainda quiser ter lábios quando voltar);

– Protetor solar (protege do sol, do ressecamento e do frio também, que faz à noite);

E, por fora, eu sugiro ainda às meninas que comprem aqueles pacotes de baby wipes, de neném, sabe? Teve um dia lá que não deu para tomar banho porque simplesmente não tinha água. Então esses lencinhos quebravam o galho pelo menos para tirar a crosta de poeira da pele.

E porque lhes digo isso? Porque, como digo no meu perfil, minha paixão por viagens é diretamente proporcional à minha preocupação com a estética. Então, força na necessáire!! Porque de nada vale visitar um lugar mega-maravilhoso e não ter coragem de mostrar as fotos depois porque saímos “o-cão-chupando-limão” nelas!

Conexão

Não sei quanto aos outros mochileiros que já visitaram (e por favor, deixem comentários), mas só vi um computador, e mesmo assim era da tia do hostel. Não vi nada parecido com uma lan house. Sinal de celular, então…

Comments

2 COMENTÁRIOS

    • Oi, Camila, Tudo bem?

      Olha, quando eu fui fazer o passeio eu nao falei com nenhuma agência propriamente dita (aliás, confesso que em Uyuni, ao contrário de San Pedro de Atacama, nem vi uma estrutura dessa forma. O que fiz foi fechar o passeio na hora, no próprio albergue da HI Hostel, e eles foram bem organizadinhos (embora não espere muita simpatia… acho que é o jeito boliviano de ser!).
      Este link (http://ow.ly/8DRai)é do albergue onde fiquei, Lá mesmo eles trabalham com uma agência chamada Pucara Tours (que, confesso que não me lembro exatamente, mas deve ser provavelmente a mesma com quem fiz o passeio). Ao chegar lá, na hora, e fazer o check-in, já pergunte pelo tour, escolha os dias que prefere fazer e agende, que eles já tomam conta de tudo por você!
      Boa viagem, e se puder, me conte como foi tudo depois!
      Um abraço,

      Clarissa

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário! :)
Por favor escreva seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.