13015217_10153048023154364_3406810811740932700_n

Não repare se você achou o título deste post esquisito. Mas o motivo de eu tê-lo escrito é para pedir que você repare no cabeçalho e a URL desse post: se você está lendo esse post fora do blog Dondeando por Aí, é porque tem alguma coisa errada.

Explico: há sites na internet que são chamados de “agregadores”. Eles não produzem conteúdo próprio, seus responsáveis não escrevem nada e eles vivem do conteúdo alheio (leia-se: o que eu e tantos outros blogueiros, jornalistas e produtores de conteúdo escrevem para seus blogs), que “puxam” através de recursos técnicos (como RSS e iframes), exibindo os posts de outras pessoas como se o agregador fosse um portal.

O pior de tudo é que o esse conteúdo – no caso, dos blogs de viagem brasileiros –  está sendo usado sem autorização. É total violação dos direitos do autor.

Em algumas vezes, tudo se resolve na base da conversa – mas nem sempre. E neste momento, estamos às voltas com alguns agregadores que se recusam a parar de puxar o conteúdo deste e de outros blogs, mesmo depois dos seus autores e blogueiros se manifestarem informando que não querem participar desses projetos. O Dondeando por Aí está entre eles.

Desculpa, mas eu faço esse blog com muito carinho e não acho legal vir alguém tentar tirar vantagem em cima dele, sem eu pedir (e sem parar, mesmo quando eu peço).

Daí surgiu a ideia deste post, uma ação da ABBV – para quem não sabe, eu faço parte da ABBV, Associação Brasileira dos Blogs de Viagem – que organizou essa blogagem coletiva.

A proposta é:

  • Chamar atenção dos leitores e do mercado para o desrespeito com o trabalho dos blogueiros;
  • Alertar sobre a violação do direito autoral (Lei 9.610/1998);
  • Destacar o prejuízo comercial e de imagem que isso representa para os blogs

Isso é muito importante: é a forma que nós temos (como autores, blogueiros, produtores de conteúdo, gente que escreve de verdade) de conscientizar o mercado e as pessoas de que usar conteúdo alheio sem autorização não é legal – e estamos num momento muito peculiar, em termos gerais, em que é preciso mais do que nunca que a gente lute pelas coisas certas.

Então, se você identificar posts do Dondeando Por Aí com algum tipo de barra acima do conteúdo ou sendo exibidos em outro endereço na internet que não seja o endereço do blog (que começa com http://www.dondeandoporai.com.br/alguma coisa) , por favor, denuncie para a gente aqui: contato@dondeandoporai.com.br

Nós, blogueiros de viagem, investimos tempo, energia e dinheiro para viajar e compartilhar as experiências que tivemos, ajudando nossos leitores a viajar melhor. Não queremos permitir que projetos abusivos prejudiquem nosso trabalho.

Muito obrigada, leitor, pela sua paciência e compreensão, e desculpe a interrupção na programação de posts – é que o assunto é importante!

 

Blogs que também estão participando dessa blogagem coletiva da ABBV:

Comments

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário! :)
Por favor escreva seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.