Eu tenho um amigo designer, o Daniel Brito, que é daqueles que adora colecionar designs diferentes – como doodles comemorativos engraçadinhos do Google e propagandas de filmes das campanhas publicitárias do Hortifruti (para quem lembra, “Batatas do Caribe”, “Kiwi Bill”, entre outros…).

E como todo hobby bacana, a gente se pega ajudando. Do tipo “Já viu a home do Google de hoje?”. “Já, já salvei. Obrigado”. Então tá.

Nessa brincadeira, eu acabava salvando algumas das artes aqui no meu computador. Sei lá, de hobby. Só as que eu achava engraçadinhas…

Só que hoje, fazendo uma faxina no computador, achei alguns. E, adivinha: a maioria dos doodles que eu mais gostei eram, de alguma forma, relacionados a viagem, países ou histórias. Ou tudo junto e misturado.

 Então resolvi ajeitar tudo e colocar essa brincadeira aqui, num post absolutamente despretensioso mas que foi uma delícia pesquisar: “Doodles que inspiram viagens”. Quem nunca?

Espero que gostem: ou atirem a primeira pedra quem nunca acessou a home do Google durante o horário de trabalho para fazer uma pesquisa qualquer e ops!, acabou pesquisando passagem aérea?

[box type=”info”] Observação: todos os doodles deste post foram retirados deste site. Alguns tinham o crédito, outros não – mas dá para fazer a pesquisa e descobrir muitos outros engraçadinhos aí. Enjoy it! :)[/box]

Doodles que inspiram viagens

 Cidade Perdida – Não tem como pensar em uma viagem ao Peru sem pensar em Machu Picchu. E esse doodle prova que imagem tem força: o autor nunca tinha conhecido o lugar, mas fez o doodle baseado em fotos, porque sempre sonhou em ir para lá. Resultado: não sei se ele já visitou Machu Picchu, mas o mundo viu a arte dele na home do Google nos 100 anos de descoberta da cidade.

picchu11-hp

  Egito – Você pode não saber de cabeça quem é Howard Carter, mas reconhece de longe a máscara que o tornou famoso: foi ele o pesquisador que descobriu a localização da tumba de Tutankhamon, um dos maiores achados do século. Prova disso é que a gente sonha em viajar para o Egito, ir para Vale dos Reis em Luxor, desembolsar libras egípcias extras para ver a múmia do pobrezinho e ainda voltar para o Cairo para enfrentar uma fila monstra só para ver a famosa máscara mortuária, toda em ouro.

E fazer tudo isso sorrindo. Porque vale a pena.

Howard_Carter-2012-hp

 

Sangue nos olhos – A Romênia de hoje tem muito a agradecer a Bram Stoker pelo marketing indireto. Ao criar o personagem mais sanguinolento, sensual e misterioso das histórias de terror, Bram jamais imaginou que ia inspirar levas de turistas curiosos à Transilvânia para conhecer o castelo do Conde Vlad, nobre que inspirou o personagem Drácula. O doodle do dia 8 de novembro de 2012 homenageia o 165o. aniversário do autor e os personagens do romance, que se passa na Inglaterra – mas a Romênia é quem agradece pela fama e pelos turistas.

bram-stoker-2012-hp

 Oui, oui! –  Se uma imagem vale por mil palavras, Paris agradece, e muito, ao fotógrafo Robert Doisneau. E no aniversário de 100 anos dele, o Google nos arrasa com esse “potpourri” de fotos de sua autoria, apaixonantes, de uma Paris em preto e branco.

Sei lá, acho que as vendas de passagens para a capital da França nesse dia devem ter disparado…

doisneau12-hp

 Calendário Maia – Este foi o Doodle do dia 21 de dezembro de 2012. Os maias disseram que o mundo ia  para o beleléu, e não foi. Mas se fosse, o último doodle da história seria esse aí.

end_of_the_mayan_calendar-993005-hp

 Fidelidade – E quem não se lembra – e chora – com a história do Hachiko, o cão japonês que, durante nove anos, ia diariamente até a estação Shibuya, em Tóquio, esperar pela chegada do seu dono que nunca voltou – havia sofrido uma hemorragia cerebral e falecido em seu trabalho. Tamanha dedicação e lealdade rendeu uma estátua ao Hachiko em frente à estação Shibuya (que virou ponto turístico e de peregrinação para amantes de cachorros), placas de metal explicando onde o cachorro esperava diariamente, um monumento ao lado do túmulo do seu falecido dono e este doodle fofo, celebrando seu octuagésimo nono aniversário.

hachiko12-hp

Doodles de países

Vale a pena dar uma olhadinha nos Googles de outros países: alguns doodles especiais e fofos fazem a gente viajar com eles.

finland_independence_day_2012-987005-hp
Finlândia – exibido no dia da independência do país
bangladesh_independence_day_2013-1112005-hp
Doodle do dia de Bangladesh
australia_day_2013-1016006.9-hp
Dois cangurus são o clichê básico na hora de falar de Austrália. Mas nem por isso são menos fofos – ainda mais nesse doodle do Australian Day

 

hungary_national_day_2013-1107005-hp
Doodle da Hungria.
kenya_independence_day_2012-1001005.1-hp
Doodle do dia da independência do Quênia.
macedonia-independence-day-12-hp
Macedônia
saudi_arabia12-hp
Doodle da Arábia Saudita

Doodles de datas comemorativas ao redor do mundo:

Ano novo lunar no Vietnã – celebrado junto com o Ano Novo chinês, em geral no final de janeiro ou início de fevereiro. E, ao que parece pelas fotos e pelo doodle, é de uma beleza singular.

lunar_new_year_2013_-_vietnam-1037005-hp

 Celebração da reunificação alemã – Para anotar na agenda: chegar a home do Google alemão todo dia 3 de outubro. Certeza de ter um doodle novo por lá.

German_Reunification_Day-2012-hp

Halloween – Aproveite o embalo de outubro e corra também para o Google no dia 31 de outubro, todo ano. Um doodle horripilantemente fofo estará esperando por você. Gostosuras ou travessuras?

halloween-2012-hphalloween08

 4 de Julho – O Google do Obama também coleciona artes diferentes para celebrar seu feriado mais importante. Vale pesquisar também.

july4th08

 Saint Patrick’s Day – Acrescente um ritual ao dia 17 de março, além da roupa verde e do chopp na mão: dá um confere no Google, que na última vez exibia esse gif animado  com estes bonequinhos dançando.

st-patricks-day-2013

 Thanksgiving: o feriado não é aqui, mas a gente também ganha de presente doodles fofos. Esse foi do ano passado.

thanksgiving12-hp

 Só alegria! – Esse, disparado, é o meu preferido; o Dia dos Mortos no México.  Cumprindo à risca os requisitos da data (caveiras, cores e sorrisos) para mostrar que a data vale, muito, uma visita – no Google e no México, naturalmente.

Day-Of-The-Dead-12-hp

E outras que nem são tão famosas assim… (mas que a gente curte só porque é de viagem)

 O aniversário de Velázquez foi celebrado por sua pintura mais famosa. Como não lembrar dele ao visitar o Museu do Prado, em Madri?

velasquez

 Aniversário da imigração japonesa no Brasil. Bem que a gente queria fazer o caminho contrário só para conhecer a terra do sushi…

japaneseimmigration

 Comemoração dos 80 anos da ponte de Sydney, na Austrália.

harbor_bridge-2012-hp

 

E, claro, doodles brazucas…

Terra da garoa – Homenagem a São Paulo? Não exatamente: este foi o doodle de comemoração ao aniversário de Victor Brecheret, escultor ítalo-brasileiro. Mas confesso: olho para ele e a primeira coisa que lembro é de uma tarde paulistana de caminhada no Ibirapuera. Concordam?

victor_brecherets_119th_birthday-1042005-hp

 Arquitetura – Brasília, nossa capital federal, ganhou um doodle especial de presente no seu aniversário, em abril de 2012. Que aliás, foi bem legal, mostrando os rabiscos das principais obras de Niemeyer na cidade. O que ninguém sabia é que esta mesma arte poderia ser reaproveitada como uma homenagem ao arquiteto, que faleceu no mesmo ano, um pouco mais tarde.

brasilia12-hp

 

E faça-se o Baião! – 2013 foi o ano de Luiz Gonzaga. O compositor ganhou filme, homenagens e até um doodle, estampando a home do Google brazuca no dia 13 de dezembro, em que completaria 100 anos.
luiz_gonzagas_100th_birthday_br-992005-hp

 Curvas brasileiras – O paisagismo de Burle Marx também foi homenageado – mas aqui, quem serviu de cenário para a home do Google foi o Rio de Janeiro e os calçadões cariocas, suas helicônias, bromélias, contornos e cores.

burle_marx-2011-hp

 Confete e serpentina – E, como não podia deixar de ser, o nosso carnaval. Aliás, os doodles de carnaval andam cada vez mais universais – mas este ainda é um tipicamente brasileiro. E, diga-se de passagem, com um dos melhores carnavais representados: o frevo de Olinda e as baianas das escolas de samba do Rio de Janeiro

carnival11-hp

 Bachianas Brasileiras – Heitor Villa Lobos era músico, mas também entrou na dança. Dessa vez, num doodle colorido e bem brasileiro, para comemorar os 125 anos do seu nascimento.

Heitor_Villa_Lobos-2012-hp

Foz do Iguaçu – E eis um doodle que eu confesso que não tinha visto, homenageando a descoberta das Cataratas do Iguaçu. Além de achar o desenho muito bem feito, me passa a sensação de uma história bem viajante: um desbravador que atravessa as matas e de repente descobre – uau! – tamanha maravilha da natureza.

É, é para viajar junto mesmo.

iguacu12-hp

 Para o alto e avante – outro brazuca viajante e amador das alturas, a quem devemos muito: Santos Dumont e seu 14-bis ganharam uma homenagem merecida ano passado. Um aviso, aliás, para ficar de olho: em 20 de julho de 2013 o pai da aviação completa 140 anos. Ou seja, cheiro de novidades e homenagens no ar.

Santos_Dumont-2012-hp

 Arte Moderna e colorida – Casinhas coloridas, paleta vívida, contrastes e cactos: toda a arte brasileiríssima de Tarsila do Amaral também ilustrou a home do Google no dia de seu aniversário de 125 anos. E se a arte imita a vida, dá para viajar bastante com ela nessas paisagens de nosso Brasil brasileiro, né?

tarsila_do_amaral11-hp

 Garota de Ipanema – Mais Rio de Janeiro, só que dessa vez como palco de fundo para a arte de música de Antônio Carlos Jobim, homenageado no dia do seu aniversário. Vai dizer que, olhando bem para o fundo da foto, você não reconhece esta como a vista da orla de Ipanema, para quem vai num doce balanço a caminho do mar?

jobim11-hp

 Velhinho enxuto – E como todo aniversário merece bolo, o bondinho do Pão de açúcar não podia ficar de fora, e recebeu um gif animado e colorido em 27 de outubro de 2012, quando completou 100 anos.

sugarloaf-cable-cars-100th-anniversary

Gostou? Dá para fazer uma pesquisa de todos os doodles aqui! (mas cuidado se estiver no trabalho: pode afetar seriamente a produtividade!).

 

Comments

5 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário! :)
Por favor escreva seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.