“Umas com tanto, outras com nada” – Blogagem Coletiva

^
Conheça a Loja Dondeando Por Aí

“Umas com tanto, outras com nada” – Blogagem Coletiva


Introdução:

Semanas atrás, numa tweeting conversation entre a Cláudia, Natalie, Carina, Patricia, Carmem e  Marcie, surgiu a ideia de listar os lugares que cada uma considerava “viu-tá-visto”. Aí a conversa evoluiu e dedidiram fazer também uma segunda lista – com cidades ou países para onde voltariam sempre. Como a idéia parecia boa, uma comentou aqui, outra comentou ali… no fim,  a notícia se espalhou e conquistou dezenas de adeptos. Diante disso, decidiu-se fazer uma blogagem coletiva.

 

E eu resolvi fazer parte! Então, conto aqui em baixo que cidades estão no meu coração e quais estão mais do que vistas.

 

Vale só lembrar que, claro, cada viagem também tem muito da companhia, do seu estilo de vida. Então talvez algum destino você considere que você não considere suficientemente visto porque não teve tempo, ou porque sua cabeça era outra na época.. De qualquer forma, bom é saber três coisas: que os lugares sempre estarão lá esperando por você; que sempre pode aparecer de repente uma super promoção para se ir a algum lugar que sonhamos; e que cada destino é único e cada viagem também, então curtir muito ou não um destino batido só depende do viajante.

E vamos e convenhamos: tem muito lugar “batido” por aí,  mas que só precisam de uma promoçãozinha para aumentar, e muito, probabilidade de eu estar sassaricando de novo por lá.

 

E o legal é que tem um monte de blogueiros, muito bons, aliás, fazendo a mesma proposta de post. Logo abaixo você acha o endereço do blog deles. Dê uma olhada, eu recomendo: todos eles sabem do que estão falando!

 

Cidades para voltar:

 

Dahab – Egito

Uma grata surpresa no Egito. Menos famosa que as badaladas Sharm-El-Sheik (que hoje vem sofrendo ataques de tubarão) e Hurghada, Dahab é uma cidadezinha simpática que fica na Península do Sinai, no meio do caminho para a Jordânia. E, não por acaso, às margens do Mar Vermelho, num ponto considerado por entendidos como o único lugar que disputa com a barreira de corais da Austrália o posto de melhor lugar do mundo para mergulhar.

Mas a cidade em si é bem pequena. Não tem aeroporto, a rodoviária é bem simples, é praticamente só freqüentada por turistas (e mesmo assim em menor número que as outras cidades). Lojas de biquínis (sim, biquínis, em pleno país muçulmano) ficam ao lado de simpáticas lojas de sheesha (o famoso narguilé). Restaurantes coloridos e convidativos se estendem pela orla, como uma espécie de Rua das Pedras de Búzios.

 

E o melhor, o mar. Os mergulhos! E os passeios de bicicleta pela cidade, passeio comum para quem não é adepto do fundo do mar. Se alguém quiser ficar 5 a 7 dias na cidade, haverá sempre o que fazer – inclusive espreguiçar-se melosamente por sobre as várias almofadas disponibilidas pelos hotéis, curtindo a vida da melhor forma: relax.

 

Viajei o Egito todo e me dei por satisfeita em relação ao país. Mas admito que esta é a única cidade que me faria voltar!

 

 

Paraty – Rio de Janeiro

Cidadezinha deliciosa do Rio de Janeiro, que segundo os moradores e comerciantes, é mais freqüentada por turistas que pelos próprios brasileiros.

A cidade em si é charmosa, mas não apresenta tantas atrações fixas assim. A razão da volta fica por conta dos eventos que a cidade sedia. Dona de certamente um dos calendários culturais mais intensos do país, Paraty abriga festivais da pinga, da cachaça, de Jazz, do Divino e, como esquecer, da FLIP, o maior evento da cidade. E como cada um tem um tema interessante, é realizado ao longo do ano, é de alto nível, são sempre um bom motivo para voltar.

 

Nova York – Estados Unidos

Essa dispensa comentários. Tenho a sensação que você pode morar lá, e nem assim conseguirá esgotar a cidade. Por isso, segue aqui o meu voto: Nova York, hoje e sempre.

 

…e os lugares em que eu já tô legal!

 

Alexandria – Egito

Que me perdoem os apaixonados pela história, mas pelo menos para mim Alexandria foi uma decepção proporcional à fama da cidade.

Sempre ouvi falar da cidade de Alexandria envolta com uma certa aura da Antiguidade clássica, como a cidade fundada por Alexandre o Grande, que reunia a maior biblioteca do mundo antigo e o Farol, tido como uma das Maravilhas do Mundo Antigo. Era a cidade onde morava Cleópatra e foi o palco da história de amor dela com Marco Antônio. Às margens do Mar Mediterrâneo… etc etc etc.

 

Ok, ok, isso tudo foi há muito tempo atrás e obviamente muita coisa mudou. Mas a Alexandria de hoje é a segunda maior cidade do Egito, depois do Cairo, e com isso reuniu em si todo o lado negativo de uma cidade grande mal-estruturada, todos os seus problemas (poluição, pobreza, trânsito caótico) e pouco ou quase nada de positivo em termos de estrutura para a cidade. Os destaques da cidade não impressionam: as catacumbas de Kom El Chuqafa parecem irrelevantes e mal cuidadas se comparadas às outras ruínas e templos. O Forte de Qaitbey ainda tem um pouco de misticismo, uma vez que diz-se que foi construído com pedras retiradas do Farol de Alexandria – mas não é nada que você vai se recordar para o resto da vida. É possível mergulhar no mar para desvendar as ruínas afundadas (estas, porém, na maioria das vezes obscurecidas pela poluição). Os pratos com frutos do mar, influência das culinárias árabe e grega, são gostosos, mas confesso que comi muito melhor nas outras cidades. O grande e único destaque – porém feito com louvor, diga-se de passagem – é para a nova Biblioteca Alexandria, uma iniciativa de vários governos do mundo de reconstruir a outrora lendária biblioteca. O resultado é uma construção moderníssima, em frente ao mar, e considerada hoje a maior Biblioteca do mundo.

Essa sim, vale a pena ver. Mas não de novo.

 

Ushuaia – Argentina

Cidade mais austral do planeta, pertinho da Antártida, muito fria (chegamos a pegar 4 graus em fevereiro, pleno verão), e venta bastante, de gelar os ossos. As principais atrações da cidade, como passear de barco para conhecer as ilhas de pingüins e leões marinhos, bem como o passeio no trem do fim do mundo, garantem vistas lindíssimas, é verdade, e no inverno é um destino interessante para quem gosta de esquiar. Mas só. Definitivamente um destino bacana. Mas existem outras cidades mais interessantes na Patagônia Argentina que merecem melhor prestígio na sua “to go back” list.

 

Machu Picchu

Palpite inicialmente controverso, porque eu mesma sou apaixonada pelo Parque. Inegável a beleza, a história e o misticismo do lugar, a beleza da paisagem, a vibe positiva. Não à toa, tem o título de uma das maravilhas do mundo. Definitivamente, um lugar para onde você tem que ir e conhecer antes de morrer.

Então vá, encante-se, marque o “done” na sua listinha… E passemos então para o próximo lugar místico da sua vida… Porque o mundo é enorme e tem muita coisa diferente para você ver ainda…

 

Links dos outros blogs participantes desta “Blogagem Coletiva”

 

http://www.abrindoobico.com (Marcie)

http://www.aprendizdeviajante.com ( Claudia)

http://www.big-trip.net

http://www.cadernotiahelo.blogspot.com

http://www.deunstempospraca.blogspot.com (Carmem)

http://www.dicasroteirosviagens.com

http://www.dondeandoporai.com.br

http://www.drieverywhere.net

http://www.guardandomem.blogspot.com

http://www.inquietosblog.com.br

http://www.jrviajando.com

http://www.ladyrasta.com.br

http://www.luciamalla.com

http://www.majots.wordpress.com

http://www.miblogito.blogspot.com/

http://www.mauoscar.com

http://www.mikix.com

http://www.olhandomundo.wordpress.com

http://www.oqueeufiznasferias.com.br/blog

http://www.pelo-mundo.com

http://www.psiulandia.blogspot.com

http:///www.rosmarinoeoutrostemperos.blogspot.com

http://www.sambalele.everyblue.com

http://www.senzatia.com (Carina)

http://www.sundaycooks.com (Natalie)

http://www.turomaquia.com (Patricia)

http://www.viagempelomundo.com

http://www.viaggiando.com.br

http://www.viajarepensar.blogspot.com

Jornalista e profissional de Marketing, largou a vida empresarial certinha para descobrir se viajar o mundo ia fazê-la uma pessoa melhor. E hoje, anos depois, ela mora em Londres, mas vive com um pé no Brasil e por outros lugares. Trabalha com jornalismo e turismo, ainda não aprendeu a dobrar mapas, volta e meia se perde com a falta de rotina e escreve-apaga-reescreve por horas o mesmo post até publicá-lo. Mas é muito mais feliz. Ô se é.

    Siga-me

Comentários do Facebook

Comentários do Blog - 14 Comentários

  1. Marcie

    Estão ótimas as diferentes opiniões, não? Mas eu concordo com você: Machu Picchu, viu-tá-visto.

  2. Gustavo - Viajar e Pensar

    O Egito sempre foi tentador e esta cidade de Dahab, total desconhecida para mim.
    Paraty é um charme mesmo.
    NYC sem comentários.
    Mas vou discordar de Machu Picchu que tenho vontade de retornar, mas agora com Luxo, pois fui de mochila e barraca debaixo do braço no tempo das vacas magras 🙂 Mas quero muito voltar.

    Muitas Viagens para nós!!!!

  3. Camila Navarro

    Eu também não penso em voltar a Machu Picchu. Acho que uma viagem é suficiente. Até pensei em incluir na minha lista, mas tentei limitar a três cidades por categoria e Machu Picch acabou ficando de fora. 😉

  4. Carolmay

    Adorei a dica de Dahab, nem conhecia. Morro de vontade de conhecer o Egito. Queria passar pelo menos umas 2 semanas lá, ver com calma.
    Quanto ao Machu Picchu, pensei em colocar na minha lista de viu-ta-visto, já fui, é longe pra caramba. Mas tenho uma vontade de voltar e poder andar com calma, dormir em Águas Calientes, subir o Wayna Picchu… Quem sabe daqui uns 10 anos?

  5. Carina-Senzatia

    Egito e um pais bem controverso, ao mesmo tempo que tem lugares fantasticos, como Luxor (que eu voltaria sem piscar), Cairo e as piramides (que ainda quero conhecer), tem o outro lado que me faz pensar mil vezes antes de encarar a empreitada… Mas como eu comentei na minha lista, tudo depende dos olhos com que se olha, da epoca que se vai, e todos lugares merecem uma segunda chance! Adorei as fotos! Beijos!!

  6. Lelei

    Adorei as dicas fora do eixo Brasil-Europa! Como Egito está na lista dos que vi tá visto, mas sei que provavelmente vou voltar um dia novamente, adorei a idéia de Dahab, capaz de conseguir juntar um nunca-mais com um com-certeza-de-novo! =D

  7. Lena

    Ah, o Egito! Deve ser dos primeiros destinos turísticos que ouvi falar na vida! Quando pequenininha imaginava que uma viagem pra lá era fundamental, mas desde que comecei a entender o mundo, comecei aver tanta dificuldade na empreitada que ela vem sendo postergada… Ter em mente que o país é porta para o Mar Vermelho ajuda bastante 😉

    Não onheço Machu Pichu e tenho certeza que vou amar, mas também aho que é daqueles lugares passeio, não lugares-férias. Lugares-férias são aqueles pra gente ir quantas vezes quiser na vida e aproveitar as férias como quiser, seja joagada na praia, seja visitando museu ou batendo perna na rua;-)

    Parati eu acho que é lugar-férias! Linda e fácil de chegar, pelo menos pra quem mora em São Paulo ou no Rio. Ah, e tem mais um evento: o Parati em Foco, que é super legal!

  8. Celia

    Dahab me surpreendeu, parece ser linda mesmo…
    Nas outras, ainda preciso ir para tirar a prova!
    Bjos.

  9. Mirella

    Uma próxima blogagem colteiva poderia ser de lugares que não estao no “mapa” do turistão e que vale sair do roteiro para conhecer 🙂
    As vezes essas cidadezinhas são as que mais impressionam, né?
    Adorei sua lista….

  10. Deise de Oliveira

    Concordo com sua lista toda! 🙂

  11. Celina

    O mais legal disso tudo é essa troca de opiniões e lugares que talvez não passasse pela cabeça. Estou adorando visitar tantos blogs e ver tantas fotos lindas. O importante é viajar!

  12. Raquel Bell

    Fu a Paraty uma vez pra “almoçar” (de Curitiba) e me apaixonei ! o lugarzinho lindo, voltaria com certeza até pra explorar mais as belissimas praias de lá. E Nova York dispensa comentários :

  13. CarlaZ

    Ai meu deus! Falar de novo que não conheço Paraty e preciso ir!
    Ah desde aquela conversinha na Lagoa que quero saber mais dessa sua viagem ao Egito.

  14. Denise Mustafa

    Tenho muita vontade de ir a Machu Picchu. Mas não sei se iria naquelas trilhas a pé! hahahahaha.
    E Egito tenho uma curiosidade imensa!!!!

Deixe seu Comentário