Como tinha o meu vôo de Cusco ao Rio de Janeiro tinha uma conexão de 10 horas em Lima, tive a breve oportunidade de conhecer a capital peruana. E como o vôo ainda atrasou 2 horas e é necessário estar de volta ao aeroporto umas 2 horas antes do vôo, na verdade mesmo o tempo útil em Lima foram apenas umas 6 horas.

Se você for fazer o mesmo que eu, aí vai a primeira má noticia: o aeroporto de Lima nem fica em Lima em si, fica em Callao que fica a 15 minutos do centro de Lima. A segunda má noticia é que o tráfego de Lima é horroroso. Então, na verdade, do aeroporto Jorge Chavez até a Plaza Mayor de Lima demora uns 40 minutos com trânsito. A boa notícia é que durante o tempo em que você ficar parado no transito limenho você terá bastante tempo para praticar o seu portunhol com o taxista, discutindo assuntos diversos como: a seleção da Itália de 1982, favelas cariocas, o mercado imobiliário de Lima, Windows vs Linux, Hugo Chávez e a geopolítica latino-americana. E, por favor, pergunte quanto custa para ir até o seu destino antes de entrar no taxi pois lá não tem táximetro.

Um exemplo do trânsito de Lima – o trânsito é uma loucura! Crédito da Foto: Clarissa Donda)

O ponto de começo para explorar o centro historico de Lima é a Plaza Mayor, que como todas as praças principais do Peru, se chamava Plaza de Armas antes de mudarem o nome de todas elas. Exceto que, ao contrário da praça de Cusco, o novo nome da praca em Lima pegou. Na foto acima você vê a Plaza Mayor e ao fundo o Palácio de Gobierno.

O Palácio de Gobierno, construído nos anos 30, sofre do mesmo grandioso estilo barroco francês comumente afiliado aos regimes ditatoriais dessa época. Dá para entrar lá dentro para visitar, mas eu estava sem tempo. E honestamente eu não vi onde fica a entrada pois só em chegar próximo ao Palacio os guardas, que por sinal tem um vestido bem parecido com os guardas do Palacio de Buckingham, já te olham meio estranho. Sem contar que tem até tanque de guerra protegendo o perímetro do Palácio.

 No outro lado da praça fica a Catedral de Lima. A catedral já foi reconstruída várias vezes, sempre no local escolhido por Francisco Pizzarro, por causa de terremotos. A versão atual da Catedral foi construída no século 18. Por dentro ela não tem nada de especial. A única coisa de especial dentro da igreja é uma capela dedicada ao Pizzarro, o conquistador das Américas, onde estão enterrados os seus restos mortais.

Dois blocos atrás do Palacio do Gobierno, como não poderia faltar em nenhuma capital sul-americana, está o Monastério de San Francisco. Confesso que fui la só porque o guia que estava lendo dizia que valia a pena. Chegando lá, estava saindo um tour de 1 hora e que realmente valeu a pena, pois sem ele provavelmente ficaria tudo fora de contexto. Os destaques do monastério são suas catacumbas (foto aqui roubada da wikipedia, já que não podia tirar foto no lugar) e uma pintura da Última Ceia, que à principio é bem parecida com a tradicional pintura de Da Vinci. Mas quando começa a se prestar atenção, consegue-se ver várias peculiaridades como: a ceia esta sendo servida por crianças, o diabo atrás do Judas, e é claro, o prato principal da ceia é um Cuy assado!

Catacumbas. Crédito da Foto: wikipedia

Depois do monastério, peguei um taxi e fui para o bairro de Miraflores (depois claro de passar mais um 40 minutos parado no trânsito). Miraflores é o bairro mais influente de Lima por causa de sua localização no litoral da cidade. Como não tive tempo de ir na praia em si, fui ate o Larcomar. O Larcomar é um shopping, mas é também um dos melhores pontos para observar o litoral Limenho e suas enormes falésias. Alem de varias lojas, que dizem ser bem caras para os padrões peruanos, tem lá também um tal museu do Ouro. Mas achei que não valia os 30 soles que estavam pedindo para entrada e achei melhor passar o final da tarde apreciando o pôr-do-sol e contemplando o final da minha viagem.

Uma vantagem é que da orla perto do shopping Larcomar dava para ver o mar e todos os restaurantes e píers lá embaixo… Essa foto foi tirada mais para a direita, na orla, mas dá uma idéia de como era bonito! (Crédito da Foto: Clarissa Donda).

Mas é claro que a viagem não poderia acabar sem uma aventura final. Voltei de táxi ao aeroporto pela via expressa mais devagar que já vi na vida. E a via ainda tinha placa dizendo que era via de evacuação em caso de tsunami. Se algum dia houver um tsunami em Lima tá todo mundo ferrado!
Mas aí, quase chegando já ao aeroporto o taxista pergunta:
– Você ouviu o trem?
– Que trem? – Respondo eu.
– O trem tá vindo aí… E o trem não pára não! É melhor ter cuidado.

Uns 2 minutos e 10 metros adiante, aí sim deu para ouvir bem o barulho do trem vindo na nossa direção. E a gente estava praticamente do lado da linha de trem. Neste momento começa o desespero dos carros que estão em cima da linha de trem para sair do caminho… Como estava tudo engarrafado na frente, a única opção deles era dar marcha a ré. E um desses carros acabou batendo no meu taxi. A batida foi leve, nada mais que um leve amasso no carro, mas o motorista ficou com aquela cara de “Seu Madruga” depois de ter apanhado da Dona Florinda! Ainda bem que a mulher que bateu no meu taxi tinha outros atributos melhores que suas habilidades automobilísticas, o que acabou deixando o taxista mais calmo. Depois de uns 5 minutos discutindo, o taxista voltou para o carro e me levou ao aeroporto onde peguei meu vazio vôo de volta até o Rio de Janeiro.

Comments

57 COMENTÁRIOS

  1. Vem cá, pergunta que não quer calar: esse quadro da Santa Ceia com o Cuy, lógico, é conversa fiada, né?
    (sabe como é… esse é o meu lado ingênuo perguntando!!!)

    • BOA TARDE,

      VOU FAZER CONEXÃO EM LIJMA INDO PARA MIAMI.
      GOSTARIA DE SABER SE É FACIL FAZER ESSA CONEXÃO POIS SERA A PRIMEIRA VEZ QUE VOU VIAJAR PELA TACA VOOS ANTERIORES FIZ COM A COPA E PELA AVIANCA OU SEJA PANAMA E COLOMBIA E É SUPER TRANQUILO, VOCE PODERIA ME AJUDAR?

      ATENCIOSAMENTE

      HEINZ

    • Lima eh bem barato. Nao tem nenhum tour caro para voce fazer. O unico lugar que paguei para entrar foi no Covento, acho que foram 5 soles. Se voce fizer como eu, vai gastar a maior parte do dinheiro em Taxi. Negocie com o taxista antes de entrar no Taxi. Mas se voce nao resolver comer em nenhum lugar mais caro, 100 soles serao mais do que suficientes.

    • Adriana, vc viajou de LAN com conexão em Lima (12hrs) e pegou o voo da continental para os EUA? Se sim, como foram os check-ins? Vc teve que ficar com todas as malas em Lima e depois fazer o check-in na Continental? E quanto a franquia de bagagem?

      obrigada.

  2. Ai que bom que encontrei seu blog!!! Vms fazer uma conexao no aeroporto de Lima(voo p/ NY) de 12 horas(12 ho.ras !!) e estavamos querendo sair para fazer um city tour, mas ate o momento nao tinha encontrado ninguem que tinha feito o mesmo e estava c/ um pouco de medo de nao dar tempo,mas depois que li seu post resolvi me arriscar nessa aventura tb!
    Duvidas:
    1)Aonde vc deixou sua mala? Vc sabe se tem algum lugar no aeroporto que guarda?
    2)vc nao teve nenhum problema ao sair do aeroporto? Teve que pagar aquela taxa de $36???

    Please, help me!!! Viajo daqui a 20 dias!!!
    Obrigada!

    • Quanto a mala, no meu caso o voo tinha uma conexao em Lima, entao a mala foi direto de Cusco ate o Rio. Nao tive que me preocupar com ela em Lima. Mas creio que deve ter algum locker ou algo do tipo no aeroporto… Nao prestei atencao quando esta la. Se seu voo for com a Taca acho que voce possa fazer o check-in mesmo com 12 horas de antecedencia. Eles sao bem tranquilos…

      A taxa de saida voce paga e eles colocam um adesivo no seu cartao de embarque. Entao sair ou nao do aeroporto nao vai fazer diferenca quanto ao custo.

      Vai la fazer um city tour em Lima sim… Vale a pena! So recomendo que comece a voltar para o aeroporto pelo menos 3 horas antes do voo pois o transito la eh bem complicado.

  3. Guilherme! Obrigada!!Meu voo BSB- NY,pela Continental , mas quem fara a conexao ate Lima sera a LAN, mas vou tentar fazer o check in antes, como vc falou, e ja despachar essa mala!!
    Mais uma vez obrigada!

      • Mariana e Francisco, vou fazer o mesmo voo que voces…
        Tô preocupadíssima com relação a volta, porque o tempo de conexão é de 3:59h… E se atrasar? Tem vários fatores, como filas de imigração (que teremos que passar 2 vezes no msm dia), filas no check-in, espera pra pegar bagagens, etc…

        Tô meio arrependida de ter comprado essa passagem, por causa da total falta de comodidade, total mesmo… Qdo comprei nem prestei atenção nisso.

        Que dia vocês vão?

        ==Guilherme== vc não acha que 3:59h é pouco tempo pra uma conexão de companhias aéreas diferentes!?

        Obrigada.

        Ana

  4. Olá Guilherme
    Eu e uns amigos vamos fazer uma conexão de 1 noite em Lima, o que podemos fazer durante esse período? Restaurante, bar…
    Dá uma dica, obrigada!

    • Karina, eu infelizmente so estive la por uma tarde entao nao sou muito qualificado para dar dicas de bares e restaurantes em Lima. Mas creio que voces devam ir para o bairro de Miraflores. Tem muitos boms restaurantes por la pelo que ouvi falar. Pessa um ceviche e depois voce me conta como estava…

    • Eh uma taxa de embarque que eles cobram antes de voce passar pela seguranca do aeroporto. Agora nao lembro mais quanto era ao certo, mas acho que era algo em torno de 25 ou 30 dolares.

    • A taxa eh cobrada para sair do pais. Entao se voce esta fazendo uma escala de uma cidade do Peru para fora do pais, voce vai pagar a taxa saindo do aeroporto ou nao. Mas se voce estiver fazendo uma escala internacional no Peru voce nao paga a taxa se nao sair do terminal. Se sair creio que tera que pagar.

      Por exemplo, se voce estiver indo do Rio a Quito, com escala em Lima, voce so passa pela area de transicao do aeroporto e nem faz imigracao nem nada e nao paga a taxa. A nao ser que nessa escala voce saia do aeroporto. Ai voce vai ter que passar pela imigracao peruana e pagar taxa para sair do pais. Agora, se voce esta em cusco, e esta voltando ao Rio com escala em Lima. Voce saindo do aeroporto ou nao vai pagar a taxa de saida quando for passar pela imigracao na saida do pais.

      Espero que tenha esclarecido

  5. Oi Guilherme, ficarei esperando em Lima uma conexão com intervalo de 5hs, será que dá para sair e conhecer Plaza Mayor, Palácio, Catedral e Mosteiro? Estaremos passando por lá dia 18/08. Obrigada!

    • Creio que nao. Inclusive o aeroporto de Lima nao fica em Lima. O aeroporto fica em Callao que eh uma cidade proxima. Me pareceu que a cidade de Callao nao tem lah muito o que fazer, mas tambem eu nao procurei saber quando estava la…

  6. Oi , estou indo a Lima semana que vem e estava vendo sobre a taxa que vcs estavam falando, tenho uma dúvida , esta taxa é a mesma que pagamos no ato da compra da passagem? Pq quando comprei minhas passagens paguei taxas de embarque aqui do RJ e de Lima? E outra duvida, vou ficar hospedada em Miraflores, Vc lembra quanto gastou de taxi até la? Obrigada

    • Acho que tem algumas empresas que ja incluem a taxa quando voce compra a passagem, mas nao tenho certeza. O Taxi la nao tem taximetro. Entao negocie antes de entrar e nunca use o taxi do aeroporto. Vai ate fora do aeroporto e pegue um taxi. Mas o taxi nao era caro nao. Se me lembro bem, paguei de Miraflores ate o aeroporto 40 soles, que na hora do rush demora 1 hora.

  7. olá! Muito boas as suas dicasGuilherme! Eu farei uma escala de 6:30 no aeroporto de Lima, vindo de Cuzco com destino ao Rio. Gostaria de saber se vc acha q dá tempo de fazer um city tour e quais os lugares q vc recomenda conhecer. Vc chegou a entrar em algum shopping? os preços são bons?
    Grata,
    Beatriz

    • Oi Beatriz, voce ta fazendo a mesma escala que fiz. City Tour deve ficar um pouco dificil de fazer por causa do tempo curto. Mas recomendo voce fazer mais ou menos o que escrevi no blog. Pede pro taxi te levar na Plaza Mayor. Ali em volta ficam os principais pontos historicos da cidade. E para fazer compra vai la no Larcomar. Se eh barato, eu nao sei pois nao estava procurando nada para comprar. Mas em geral o Real eh bem forte que a moeada deles. E se voce nao achar nada la no Larcomar, pelo menos o visual eh bem bonito…

  8. Olá Guilherme,
    Meu voo é da Taca, GIGxMIA, na ida tenho uma escala de cinco horas em Lima e na Volta de Seis horas, você acha que daria pra fazer esse city tour??? Adorei a ideia!!!!

  9. Cara, mt bom essa troca de informações, vou ficar 11h em Lima, vindo de Cuzco, em junho… E agora já sei o que fazer por lá, de interessante… Abraços a todos. Gulherme, meu voo é Lan, minha bagagem vai direto pro Rio? E se não for, tem guarda-volume no aeroporto de Lima, confiável? Grande abraço.

    • Oi Fabio. Muito obrigado. Eu honestamente nao sei te informar se o aeroporto de Lima tem locker. Nao precisei procurar pois minhas malas ja foram diretamente de Cusco pro Rio.

      Desde que o voo de chegada e partida sejam da mesma cia aeria, normalmente nao ha problema em despachar as malas diretas para o destino final.

  10. Fala Guilherme,

    Parabens mandou MUITO bem nas suas postagens!

    Seguinte, duas perguntas:
    1) Ficando 5 horas lá em Lima acredita que dá para conhecer a Plaza Mayor e Miraflores ou nao…
    2) Quanto acha que a gente gasta com Taxi e comendo em algum restaurante na em Miraflores… (se der p ir claro)

    Abracao e VALEU!!!

  11. Parabéns Guilherme por teu post, estarei voltando de Cusco a SP, com conexão em Lima de 8h20 pela Tam. Pretendo fazer o mesmo percurso que fez Plaza Mayor e Larcomar. Vc esteve em qual horário na Plaza Mayor?? Minha chegada esta prevista para as 17h, será que início de noite é perigoso por lá??

    • Oi Ronaldo,

      Ouvi dizer quere o centro de Lima eh um pouco perigoso a noite sim. Mas talvez se voce chegar no fim da tarde ainda tenha um pouco de sol e movimento pela Plaza Mayor. Eu cheguei la na Plaza pelas 2 da tarde, entao nao tive que me preocupar muito.

      Abs.

  12. Olá, Guilerme!!! que bom ter encontrado estas suas dicas!!! porém nao sei se conseguirei aproveitá-las: irei do RJ a Cusco e minha conexao em Lima começa as 22h55 e termina as 5h45 (horario do vôo a Cusco). pensei em contratar um taxi no aeroporto para observar a fachada iluminada de alguns pontos turisticos do centro de Lima, mas o horário é bem ingrato… imagino que se tentarmos contratar um taxista no proprio aeroporto, sairia uma fortuna!!!
    então, aproveitando do fato de que neste horário o transito estará bem tranquilo (assim espero eu!!), também tive uma outra idéia: pegar um shuffle (bus) até o centro de Lima, caminhar por lá durante a madruga e, por volta das 3h30, tomarmos um taxi até o aeroporto.
    na sua opinião, seria viável? e será que contratar um taxista no aeroporto para o “tour” sairia tão exorbitantemente caro???
    obrigada, desde já!!!

    • Eu acho que a opcao de contratar um taxi desde o aeroporto pra ele te levar pro centro e te mostrar os locais seria a melhor opcao. Vai ser um pouco mais caro, mas considerando o horario, eh mais seguro. Nao estive la de noite mais creio que o centro de Lima a noite seja vazio e perigoso. Abs.

    • Da pra fazer a conexao tranquilamente (desde que o voo chegue no horario previsto). O aeroporto de Lima nao eh tao grande. Quando fui do Rio pra Quito com conexao em Lima, eram 45 minutos de conexao e nao tive problema.

    • Se a sua conexao for durante o dia, recomendo o roteiro descrito no post 🙂

      Se for a noite, ai acho melhor voce dar uma ida so la no Larcomar mesmo.

  13. Olá Guilherme, estou amando o blog!
    Viajarei para Santiago no final de maio e tanto na ida quanto na volta terei um escala de 12 horas em Lima ( na verdade, to contando 7 horas)
    Foi tranquilo sair do aeroporto? Você avisou no momento do check in que sairia do aeroporto ou assim que desembarcou?

    • Sair do aeroporto eh tranquilo. Nao precisa avisar a cia aerea nao… No seu caso se voce ta indo do Brasil pro Chile, teria que passar na imigracao pra sair do aeroporto e depois pra voltar e ai teria tambem que pagar a taxa de saida que eles cobram no aeroporto pra sair do Peru (deve ser para voce ter que pensar bem se quer mesmo sair 🙂 ). Acho que custa ums US$30 se me lembro bem. Se ficasse so no aeroporto esperando por 12 horas nao precisaria nem passar pela imigracao e nem pagar a taxa (eu acho). Mas recomendo dar um passeio sim.

      Para mais informacoes: http://www.limaeasy.com/lima-info/lima-international-airport

  14. Oi guilherme! Estou pensando em aproveitar as 4 horas e meia que terei em Lima pra tentar ir em algum lugar, só que no meu caso essas horas serão a noite, já que chego às 23hs e meu vôo vai ser só às 6h da manhã… alguma sugestão?pensei em ir comer em algum lugar que seja perto de atrações turísticas, sabe se as coisas ficam abertas até tarde por lá?

    • acabo de chegar do Peru e vi q vc vai estar na mesma situaçao q eu e meu marido estivemos. olha, eu pensei em contratar um taxista daqui do Brasil para fazer um tour de madrugada por Lima. encontrei diversos preços, de 100 a 250 USD. nao contratei pq fiquei com medo de haver atraso no vôo de Sao Paulo e de nao ser possivel fazer o passeio e, como todas as agencias queriam pagamento antecipado, ou sinal de 50%, resolvi nao deixar nada contratado.
      acabou q chegamos na hora certa e resolvemos sair perguntando aos taxistas se eles topariam fazer o passeio. o primeiro q perguntamos se prontificou de imediato, ajudou a gente a carregar as malas, passeou com a gente cerca de 2 horas, explicou tudo sobre cada lugar q paramos. passeamos pelo centro historico, miraflores e arredores. daria tempo, inclusive, de pararmos para jantar, mas preferimos voltar pro aeroporto. foi muito legal e tivemos bastante tempo para fazer lindas fotos noturnas. ele cobrou USD 40. e acho q se eu tivesse pechinchado um pouquinho, ele cobraria menos. mas ele foi tao legal q deu vontade ate de dar mais…rsss. se te interessar, tenho o contato dele. vc chega lá, liga pra ele e marca um ponto de encontro no aeroporto. muito simpatico o rapaz.

  15. Guilherme, estou chegando dia 11 de novembro em Lima rumo ao Brasil, chego as 6:50 e saio ao 12:15 com duas netas adolescentes. Achas que é possivel fazer um city tour nesse meio tempo? É uma manhã de segunda feira. O transito é complicado? Possivelmente, terei que fazer imigração?

  16. so hj recebi notificaçao no meu email de q vc havia postado neste blog, por isso nao respondi antes… mas mesmo assim passo o contato, caso dê tempo de vc ler:
    MARCO ANTONIO ACOSTA CASTRO – CEL: 946432585 / NEXTEL: 643*2585 / OFICINA: 01540-4262
    espero q de tempo de vc ler este recadinho… beijos e curta bastante a viagem!!!

  17. Muito legal teu blog e tuas postagens. Estou querendo ir a NY com escala em Lima e tinha dúvidas quanto à saída do aeroporto, pois na Cia não souberam me dizer sobre esta possibilidade.
    Uma espera de 8 h é, então, suficiente pra eu conhecer Miraflores e Plaza Mayor?
    Ah, parabéns pela postagem, você é muito divertido nas declarações. Adorei!!! Ri muito”” ; D

    • Oi, Fátima! Quem está respondendo é a Clarissa, a editora do blog. Acho que uma espera de 8 horas dá para fazer isso sim, mas procure não perder tempo, e já deixe contratado a corrida toda com um táxi local – já negocie o preço antes mesmo de fechar o acordo, e só pague no final). Digo isso por dois motivos: um é que o trânsito de Lima é muito caótico mesmo, e perde-se muito tempo em engarrafamentos (por isso procure não se demorar!) E também porque os taxistas são meio chatos e vivem tentando barganhar e renegociar preços, chega a ser muito chato isso!!!

  18. Estava indo a Los Angeles na época e fiz conexão em lima no aeroporto Jorge Chaves, mais permaneci dentro do aeroporto, pois me falaram que era muito perigoso sair lá a noite mesmo que de taxi, e para piorar só pra sair do aeroporto eu teria que pagar uma taxa de 39 dólares.

    • Oi, Leonel!

      Confesso que não sei desta taxa de 39 dólares, não tivemos problema com elas. Em relação à perigo, eu não achei a cidade de Lima especialmente perigosa, mas é bem verdade que à noite são outros 500, né? De qualquer modo, se o tempo de conexão que você tinha era de noite, talvez não tivessem mesmo muitos lugares mais seguros para ir. EU lembro que de noite as ruas ficavam meio desertas mesmo.

      Obrigada por ter passado aqui!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário! :)
Por favor escreva seu nome aqui