Assim como a idéia revolucionária com a qual as ilhas se tornaram sinônimas, o arquipélago de Galápagos pode inspirá-lo a pensar de uma maneira diferente sobre o mundo. Não tem como não pensar que você tropeçou em um Universo alternativo, alguma estranha colônia utópica organizada por leões marinhos. O que é realmente mais espetacular nesse lugar não são as belas paisagens, ou as espécies endêmicas, ou a Biodiversidade. O mais espetacular é que as criaturas que escolheram Galápagos como habitat simplesmente se comportam como se o ser humano fosse nada mais do que um papparazzi ligeiramente irritante.

Seja qual for o motivo, a realidade eh que muitos poucos brasileiros visitam as ilhas. Os poucos brasileiros que se aventuram por Galápagos são na maior parte surfistas. Quando algum morador local descobria que eu era brasileiro já perguntava logo se eu vinha para surfar. Enquanto existem bons lugares para surfar pelo arquipélago, aos que não conseguem ficar em pé em cima de uma prancha venho aqui nesse post oferecer minhas humildes dicas e opiniões sobre as ilhas.

Galápagos fica aproximadamente a 1.000 km do Equador. Existem mais seres humanos vivendo nas ilhas do que a maioria das pessoas imaginam (cerca de 30 mil). E considerando a distância que separa o arquipélago do resto do Equador, o nível de infra-estrutura é bem surpreendente. São 12 ilhas principais e 12 ilhas secundárias, e apenas 4 das ilhas são habitadas: Santa Cruz com 18 mil, São Cristobal com 10 mil, Isabella com 2 mil e Floreana com 120 moradores. As outras ilhas não são habitadas mas a maioria delas são visitadas regularmente por cruzeiros.

Para chegar no Arquipélago só existe uma opção: avião. E só existem 2 companhias aéreas para te levar até Galápagos: AeroGal ou TAME. Ambos custam a mesma coisa: $450 dólares (saindo de Quito) para quem não mora no Equador. Não adianta nem pesquisar que o preço é tabelado. Equatorianos pagam metade e moradores de Galápagos ¼ desse valor. E pode ir se acostumando que lá tudo é assim mesmo, preço para turista é diferente do preço para os locais.

Os vôos saem de Quito e fazem escala em Guayaquil e te deixam ou na ilha de Baltra (ao Norte de Santa Cruz, veja o mapa abaixo) ou na ilha de San Cristobal. Incluindo a escala, são aproximadamente 3 horas de Quito ate Galápagos. A maioria das pessoas chegam por Baltra. Mas lembrem-se que ninguém mora nessa ilha. Para chegar ate Puerto Ayora, a maior cidade em Galápagos, você tem que pegar um ônibus no aeroporto que em 5 minutos te leva até o local onde você pega um barco para atravessar um canal e do outro lado do canal você pega um ônibus ou um táxi ate Puerto Ayora. Não parece mas é bem tranqüilo chegar até Puerto Ayora, de taxi custa $15 e leva uns 30 minutos, de ônibus leva 45 minutos e custa $3.

Mapa Galapagos

Quando você adiciona ao preço que custa para chegar até Quito (se você tiver tempo passe uns 3 dias por la para poder visitar o vulcão Cotopaxi), vamos colocar por baixo uns $550 dólares (recomendo a Taca airlines que tem uns vôos baratos saindo do Rio de Janeiro diariamente às 5:30 da madrugada e com escala em Lima). Adicione também $10 que você tem que pagar ao Instituto Nacional Galápagos e aos $50 que você paga na entrada do arquipélago por que você é morador do Mercosul e paga meia (até que o bloco de livre comércio serviu para alguma coisa além da defunta Copa Mercosul), e você antes mesmo de chegar em Galápagos já morreu em mais $1000.

O preço para chegar até Galápagos não tem muito como ser reduzido. As opções vêm a partir do momento em que você já está no arquipélago. Existem basicamente 3 opções para você fazer em Galápagos: Ou você faz um cruzeiro, ou você fica em Puerto Ayora e a cada dia você faz uma “day-trip”, ou você se limita a ficar nas 3 ilhas que são habitadas. Vamos as vantagens de desvantagens de cada uma das opções:

A opção mais comum e a mais cara é você já sair com um cruzeiro marcado. Inclusive o mais frustrante quando você está pesquisando sobre Galápagos na internet é que parece que a única opção que existe é você fazer um cruzeiro. Não é verdade. Quando as pessoas pensam em cruzeiro, pensam logo em transatlânticos com milhares de pessoas. Mas a realidade é que a grande maioria dos barcos em Galapagos tem capacidade inferior a 30 pessoas. Os cruzeiros geralmente duram entre 4 e 10 dias. E é claro que o preço varia de acordo com a qualidade das acomodações, mas para sair de casa com um cruzeiro já marcado por menos do que $250 dólares por dia é praticamente impossível. A grande vantagem dessa opção é que você não se preocupa com absolutamente nada durante toda a viagem. Todas as refeições, passeios, e acomodações estão inclusos. A outra grande vantagem é que o barco vai de uma ilha a outra durante a noite enquanto você dorme. Não se perde tempo algum se locomovendo entre as ilhas e pode-se aproveitar o dia inteiro apreciando a natureza.

A segunda opção é você ficar em um hotel em Puerto Ayora e fazer viagens diárias até as outras ilhas. Pelo o que eu vi quando estava em Puerto Ayora existem “day trips” para as ilhas de: Floreana, Bartolome, Rabida, North Seymore, Santa Fé, e Plazas. Fazendo assim, diremos que você gastará $20 por dia para o hotel (se quiser um hotel com ar condicionado e água quente põe ai $50), mais $20 para comida, e mais o preco do day-trip em si (entre $60 – $120) dependendo de qual ilha você quer ir. A vantagem dessa opção é que sai a mais ou menos a metade do preço diário da opção anterior. A desvantagem é que você pode demorar ate 3 horas para ir e 3 horas para voltar de cada ilha, perde-se a metade do dia apenas para se deslocar entre uma ilha e outra e também você não vai poder conhecer as ilhas mais distantes.

A terceira opção e a mais barata é você ir lá e só ficar nas 3 ilhas que são habitadas: Santa Cruz, São Cristobal, e Isabela. Nessa opcao, você so vai gastar $40 para comida e hotel por dia e vai pagar $30 pelo aero-barco quando for se deslocar de uma ilha para outra. Entre Puerto Ayora e San Cristobal, e entre Puerto Ayora e Isabella são 2 horas de barco. A grande desvantagem desse método é que você vai deixar de presenciar algum dos locais mais bonitos do arquipélago e não vai ver toda a biodiversidade de Galápagos.

Como bom mochileiro que sou, eu fiz e recomendo fazer o seguinte: Você vai la durante a baixa temporada (quando os americanos não estão muito preocupados com trabalho para invadirem o paraíso) com absolutamente nada marcado. A baixa temporada vai de Março a Maio, e de Setembro a Novembro. Compre somente sua passagem até Galápagos, pesquise bastante e quando você aterrissar em Baltra, você começa a pensar sobre a possibilidade de ter que dormir na praia se não tiver hotel (muito pouco provável, mesmo que fosse em alta temporada).

Já que eu estava indo para Galápagos com uma equatoriana amiga minha que tinha familiares em Puerto Ayora, não tínhamos que nos preocupar muito quanto a possibilidade de dormirmos na praia. E além do mais, a gente chegou la com a seguinte dica: A melhor opção (a mais barata) é você marcar o seu hotel e ou cruzeiro com os agentes turísticos que ficam tentando pescar turistas no aeroporto. Já que eles não tem agência (não pagam aluguel) e so aceitam cash (sonegação fiscal!) eles fazem um preço bem mais em conta especialmente para cruzeiros de ultima hora.

Falaram para gente que era só procurar o indivíduo simplesmente conhecido como “El Gordo” no aeroporto que ele era de confiança. Ah não tem como não achar! E realmente o Gordo não foi difícil de achar… Marcamos com ele 2 dias em um hotel em Isabela chamado La Laguna e 4 dias num barco com capacidade para 16 pessoas que nos levaria as ilhas de Rábida, Bartolome, North Seymore, e Genovesa. O barco se chama Guantanamera. E apesar do calafrio que dá só de pensar em entregar $800 dólares em troca de um “recibido” em inglês mau escrito para uma pessoa que eu não faço idéia de como encontrar, o Gordo realmente entregou tudo o que prometeu. Inclusive até superou minhas expectativas.

Acho que esta na hora de um parar de escrever. Esse post está ficando muito grande… Espero que ajude quem estiver planejando ir a Galápagos. Nas próximas semanas eu escrevo em detalhe sobre as ilhas que eu conheci e algumas aventuras e ciladas que encontrei pelo caminho. Mas por enquanto, se você for a Galápagos e encontrar o Gordo pode confiar nele e por favor mande meu obrigado já que eu não tive tempo de agradecê-lo.

Comments

69 COMENTÁRIOS

    • 5 dias eu acho que seria o mínimo. Menos do que isso acho que nem vale a pena. Eu fiquei 6 dias e já achei pouco. Tenho que voltar la algum dia… O ideal mesmo sao pelo menos 7 ou 8 dias, mas nem todo mundo tem tempo para isso. Depende também se você vai pegar um cruzeiro ou vai ficar em Puerto Ayora. No cruzeiro você consegue ver mais em menos tempo, mas eh mais caro. Ficando num hotel eh mais barato mas você precisa de mais tempo. So você quer ficar apenas 5 dias, recomendo um cruzeiro.

    • Eu nao sei bem mas creio que essa opcao nao seja viavel por la. A distancia entre as ilhas sao grandes e nao eh facil navegar por aquelas aguas. Entao voce teria que alugar nao so um barco mas um piloto habilitado a navegar em Galapagos e um guia Naturalista ja que a maioria das ilhas sao consideradas parques naturais e so podem ser visitadas com um guia. Existem tambem um numero limitado de embarcacoes que podem navegar em Galapagos.

      Considerando tudo isso, nao creio que seja possivel. Mas honestamente nao procurei saber se era possivel quando estava la.

  1. Estou pretendendo ir para Galapagos em setembro. Você comenta que para chegar nas ilhas mais longes deve-se pegar um cruzeiro. Assim, solicito saber se você sabe qual o melhor (não referente a acomodação, mas o que leva aos melhores lugares) e quais ilhas são imperdiveis.
    De mais a mais, gostaria de saber, se possível, qual foi o custo médio de toda a viagem.
    Atenciosamente,

    • Creio que voce deva escolher o cruzeiro que se encaixe melhor no seu orcamento e que faca o itinerario que te leve para as ilhas que voce mais quer conhecer. Creio que nenhum dos cruzeiros va a todas as ilhas. Quanto quais sao as ilhas imperdiveis, ai depende do que voce mais gosta de fazer. A paisagem mais bonita fica em Bartolome. O melhor lugar para snorkeling fica em Floreana. O melhor lugar para se observar passaros fica em Genovesa.

      Galapagos requer muita pesquisa pela internet antes de voce ir, mas vale muito a pena. Quanto ao custo (sem contar o custo de se chegar ate Quito) eu gastei no total uns US$1200 por 6 dias.

  2. PRECISO DE AJUDA!!!
    É que estou pensando em morar lá, mas não sei quais são as exigências e os critérios que o país requer. Adoraria passar o resto de minha vida surfando por lá.

    • Roberto, não sei como funciona em detalhes a imigração para lá, mas sei que você não precisa de visto especial para uma permanência no país até 3 meses.

      Mas se pensarmos na regra geral de como funcionam as imigrações, o ideal é que você tenha um emprego por lá e consiga arrumar um visto. Como existe esse período de 3 meses, você pode tentar conseguir um emprego nesse meio tempo e oficializar sua estadia…

      Mas a melhor fonte de informação para isso mesmo é consultar o site do Governo de Relações Exteriores. Pesquise mais sobre o assunto neste link aqui!

      Bom, espero, de alguma forma, ter ajudado! 😉

  3. Olá!

    Meu namorado e eu estamos planejando ir pra Galápagos no 2o semestre do ano q vem. Como bons biólogos q somos, gostaríamos d dicas sobre quais os melhores lugares para conhecer a fauna do arquipélago e o melhor mês entre setembro e novembro para ir a Galápagos. Esperamos ansiosamente o retorno e adoramos as dicas do autor do post! Abração!

    • Setembro a Novembro sao justamente os meses de baixa temporada, entao voces estaram indo na hora certa. E como Galapagos fica no Equador a temperatura nao varia muito entre os meses. Quanto melhor mes para ver a fauna, acho que nao existe resposta certa. As aves de Galapagos nao sao migratorias. Entao em qualquer mes que voce for elas estaram por la. So talvez mude o comportamento delas. Ja os peixes mudam durante a epoca do ano dependendo de qual corrente oceanica estiver passando por la no momento. Para mim a minha ilha favorita para ver a fauna de la foi a de Genovese. Ela fica bem isolada entao muitos barcos nao passam por la. Mas a quantidade de passaros la eh extraordinaria.

  4. Olá!!!

    Vou para galápagos em dezembro que é o mes que tenho férias. Pretendo ficar 6 dias. Meu plano inicial era tirar 1 dia para mergulhar, fazer day trips para Bartolomé e Floreana e ficar 2 dias em Isabela para fazer 1 trekking. você acha fácil conseguir esses day trips que eu citei??? E sobre mergulho?? viu alguma coisa lá??? sabe onde é melhor para ver raias mantas e tubarões martelo?? Acha que essa ideia de roteiro ficou legal???
    Abraço e desde já obrigado!

    • O seu plano ta legal. Pelo visto voce ja andou pesquisando um pouco. Bartolome vale a pena ir pelo visual. E em Floreana e um dos melhores lugares para mergulho. O Devil’s crown fica perto de Floreana. Mas nao precisa se preocupar muito que em toda ilha tem lugar bom para mergulhar… Raias eu vi algumas quando estava mergulhando em Isabela. Tubarao martelo eh dificil de encontrar. Tem que ter sorte. Em varias ilhas o guia falou que talvez tivessem tubaroes martelos, mas nao vi nenhum. Mas de qualquer maneira, com certeza voce deve ver os tubaraos nativos de Galapagos que nao sao la muito grande.
      Minha unica sugestao eh ficar um pouco mais de 6 dias la se possivel.

  5. Prezado Guilherme, ADOREI todas as suas dicas, Vou pra lá no dia 12 de setembro!!! Pra Quito, terei 13 dias de ferias, entre sair e voltar ao Brasil, vc acha que apenas 3 dias em Quito está bom? Minha grande duvida é: tendo apenas 9 dias NAS ILHAS seria melhor um cruzeiro para garantir as visitações ou vc acha que em 9 dias dá pra ver bastante coisa? Bom sou Biologa, é a viagem dos sonhos, se precisar gastar um pouco a mais eu gasto para quero ver tudo o possivel e o impossivel, mas claro que fazendo tudo com economia, o o bolso agradece…muito pessoal a duvida, né? Mas com o El GOrdo em 9 dias vou ver tudo que Darwin viu??? heheheh Um grande abraço e obrigadissima novamente! Syl

    • Acho que 3 dias em Quito sao o suficiente. Recomendo voce tirar 1 dia e ir ao Cotopaxi. Nao fui, mas gostaria de ter tido tempo de ir. Em 9 dias em Galapagos com certeza voce vera muita coisa. Se ir a Galapagos eh a viagem dos sonhos, entao recomendo voce pegar um cruzeiro sim. Apesar de voce ter bastante tempo para fazer day trips, no cruzeiro voce aproveitara muito mais, e vai nas ilhas mais afastadas que nao tem como ir fazendo day-trips. Recomendo que voce pegue um cruzeiro de 1 semana e passe 2 dias relaxando lah em Puerto Ayora.

      Mas se ficar muito caro, com o tempo que voce vai ter la, voce consegue tranquilamente conhecer as ilhas de Sta Cruz, Isabella, Floreana, Bartolome, e talvez mais algumas. Se resolver fazer esta opcao de day-trips, depois passa aqui e conta como foi, pois eu nao tive essa experiencia e nao sei bem as condicoes das embarcacoes, quantas horas do dia voce realmente tem pra aproveitar as ilhas, como sao os guias, etc… Tem a opcao tambem de pegar um cruzeiro por 4 dias e passar os outros 5 fazendo day-trips.

  6. oi guilherme!!!! farei o cruzeiro, vc acha que é posivel “organizar” o tal cruzeiro a partir de quito???? estou pensando em comprar a passagem de ida pra quito e pra baltra SO…o restover la é possivel ou muito arriscado? el gordo nao faz os cruzeiros, faz??? grata novamente!!!!!!!

    • Eh possivel organizar de Quito sim. Eh soh procurar uma agencia de viagems la. La em Puerto Ayora tambem eh possivel agendar, na rua principal tem umas 20 agencias de turismo onde voce pode arrumar um cruzeiro de ultima hora.

      Com certeza, agendar lah em Galapagos eh o mais barato. Em Quito eh um pouco mais caro, e agendar do Brasil seria a opcao mais cara de todas. Mas tambem quanto mais em cima da hora estiver, mais tem o risco de voce nao encontrar exatamente o que esta procurando. Em Setembro creio que ja nao seja mais alta temporada em tao deve ter muitas embarcacoes com espaco sobrando. Agendando do Brasil voce paga bem mais, mas ja sai com tudo organizado e tranquila, sem se preocupar com nada… Entao eh isso… Depende muito da maneira como voce gosta de viajar e da sua personalidade para ver qual seria a melhor opcao para voce agendar um cruzeiro.

  7. PQP!!! Muito bom! Guilherme parabéns pelo post! Trabalho com turismo e à muito tempo pesquiso sobre Galápagos, quero muito ir la e planejo ir ano que vem. É o primeiro material bom e completo que encontro.
    Vi que perguntam muito sobre os cruzeiros e você diz que é mais caro no Brasil, esta certíssimo. Uma dica e comprar direto no site das companhias de cruzeiro de la, é possível pagar com cartão de crédito, não se paga tão caro quanto é cobrado aqui no Brasil, não deve ser tão barato quanto la mas pelo menos você vai garantido por um preço intermediário.
    Muito obrigado. Quando precisar de dicas de outros lugares conte comigo.
    Minha unica duvida por enquanto: em que mês você foi?

    • Eu fui em Abril. Para fazer como eu fiz e ir sem nada marcado eh melhor ir em baixa temporada: Marco, Abril, Maio, Setembro, Outubro, ou Novembro.

      E so uma coisa que eu esqueci de falar: Se for com nada marcado, nao esqueca de pesquisar o nome de algumas pousadas pois voce tem que colocar em que hotel ou barco vai ficar em Galapagos no formulario de entrada do Arquipelago.

  8. Oi Guilherme! Vi que vc foi em abril, e pretendo ir neste época tb. Uma coisa que li mas não entendi é a seguinte: se NÃO optarmos pelo cruzeiro, mas sim ficar nas ilhas que sao habitadas (e tomar o ferry ou ir de barco até as outras que queremos conhecer), como fazemos para passear nestas ilhas após descer do ferry? Pergunto isso pois li que só é permitido andar pelas ilhas com um Guia junto. Sabe se os hoteis disponibilizam estes guias aos clientes para passeios diários, ou ao chegar nas outras ilhas tem como “contratar” alguem? (e quanto custaria, se souber)
    Super agradeço, já li todos seus posts a repeito e foram de imensa ajuda!

    • Oi Simone. Que bom que voce achou as informacoes uteis! Se voce tomar o ferry para alguma das ilhas nao habitadas, nao se preocupa que o ferry vem com o guia tambem. Na verdade voce compra um pacote que inclue o transporte de ida-e-volta, o guia, snorkeling, e almoco.

      Caso voce esteja hospedada em Santa Cruz, ou San Cristobal e quiser ir em algum local na propria ilha que precise de guia, voce pode encontra-los facilmente em qualquer uma das muitas agencias de turismo nessas ilhas. Tenho certeza que o hotel em que estiver hospedada possa te recomendar alguem tambem. Ja em Isabella, nao lembro ter visto agencias de turismo. A cidade eh muito pequena. Mas o hotel que eu fiquei, ja incluia os passeios com o guia como parte da hospedagem. Creio que a maioria dos hoteis na ilha facam esse esquema.

  9. Nossa, valeu mesmo Guilherme, esclareceu minha maior preocupação caso opte por ficar em terra. Então por isso que o valor do Ferry é caro! Estou pesquisando os cruzeiros budget de curta duração, mas já vi que para 4 dias não compensa, pois o itinerário quase não sai da ilha de santa cruz (na qual está o aeroporto que vamos descer), visita só mais uma ilha ou 2 bem pertinho e olhe lá. Sendo assim, dormir numa cabine de barco apertadinha não compensa, já que os deslocamentos não são grandes. A partir de 5 dias já começa a melhorar…
    Tem alguma ilha que você achou imperdivel?? Meu foco é ver variedade de fauna, seja na terra ou no mar. Tb não tenho experiencia prévia nisso (snorkel), mas dá para dar um jeitinho e os guias orientam e dão umas dicas não?
    Super agradeço de novo!

  10. Oi Guilherme, adorei teu post! Estou relendo ele para não perder nenhuma info. importante para planejar minha viagem.

    Estou com uma dúvida, como fizeste para comprar a passagem Quito-Baltra? Entrei em ambos os sites (aerogal e tame) e não consigo. Li em um outro site, que tu não tens reserva em um vôo especifico a partir do momento que compras a passagem, apenas uma data. É isso mesmo?

    Muito boas tuas dias e o post está muito completo. Teus relatos me deixaram ainda mais entusiasmada com essa viagem! Daleeee! Abraços

  11. Oi Guilherme. Eu sou daqueles brasileiros que querem ir a Galápagos especialmente para surfar. Qual localização vc me recomenda? Sabe qual é a época do ano mais propícia para ondas?
    Obrigado.
    Grande abraço.

    • Pelo o que ouvi quando estava la, me parece que San Cristobal eh a melhor ilha para surfar em Galapagos. Ja quanto a melhor epeco do ano para ondas eu nao saberia te informar…

  12. To com intenção de conhecer oarquipelago. Gostaria de saber a quantia que precisou gastar para essa viagem. Incluindo as passagens aereas. Muito obrigada… Vc me empolgou para conhecer esse lugar maravilhoso.

    • Voce vai precisar de em torno de US$1,000 para uma passagem de ida e volta ate Quito e a passagem de Quito pra Galapagos. Quanto ao que voce vai gastar la, como explicado no post, varia muito. Por baixo ums $100 por pessoa por dia pra voce ficar em Hostels num hostel em Santa Cruz fazendo day-trips. Pra um cruzeiro voce vai precisar de pelo menos $200 por dia. Mas varia muito depedendo da qualidade do navio, da temporada, etc…

  13. Clarissa e Guilherme, obrigada pelas dicas!
    Estarei em Galápagos de 24 a 30 de um outubro, dá pra curtir bem? Outra pessoa também me recomendou o Guantanamera! Vou tentar um cruzeiro de 4 dias. GRande abraço e muitas viagens pra vocês

  14. Ola Guilherme, to querendo levar meus 02 filhos Surfistas p/ galapagos e unir o util ao agradavel, enquanto eles surfam passo o dia fazendo os Day-trips pelas Ilhas + perto que voce mencionou, voce sabe em qual das ilhas tem boas ondas p/ surfar e ficar hospedado?? pretende ir em dezembro, la pro dia 12/12 e ficar uns 09 dias, estou vendo de comprar minha passagem pela Lanchile por $582,00 dolares ida e volta SPaulo/ Quito/ Sao Paulo e na http://www.tame.com.ec. vi que sai por $430,00 + Taxas total de $495,00 dolares por pesso de Quito a Galapagos, mas não sei em qual ilha desembarco( que tem Aeroporto) como vou em dezembro consigo pegar um hotel ou Hostel sem reserva por uns 20 a 30 dolares por pessoa quando chego na Ilha? Obrigado pelas dicas e bons passeios p/ voce pelo planeta.

    • A melhor ilha pra surfar eh San Cristobal. Tem voo de Quito para Baltra (perto da Ilha de Santa Cruz) ou San Cristobal. Procura se informar na tame ou aerogalapagos.

      San Cristabal eh um pouco menor q Santa Cruz. Mas tem empresas de turismo q fazem daytrips la (pelo q ouvi dizer, pois nao fui em San Cristobal). Dezembro eh beeem alta temporada, entao talvez seja melhor sair com tudo ja marcado.

  15. Boam dia Guilherme
    Otimo suas recomendaçoes , eu gostaria de saber se vc realizou mergulhos de snorkel ou de garrafa , e qual e a ilha que tem as mas belas imagens marinhas , eu vou para la so para mergulhar ok
    Obrigado

    • Eu realizei somente mergulhos de Snorkel. Mas pelo que pesquisei antes de ir a Galapagos, o local com as mais belas imagems eh o Devil’s Crown perto da ilha de Floreana. Infelizmente nao fui la, mas o pessoal que tava no meu cruzeiro e foi ao Devil’s Crown disse q eh muito legal. Abracos.

  16. Oi Guilherme pretendo ir para lá em breve.
    Você sabe se é possivel chegar até as Rocas Baimbridgen?
    Fica do lado da ilha Santiago. E se for possivel vale a pena?
    Na internet circula uma foto aére muito bonita, estava pensando se era possivel inclui-la no roteiro mas não achei informações na internet.

    • Que eu saiba nao da pra ir la nao. Inclusive, todas as fotos q voce ve da Rocas Baimbridgen sao aereas. Mas pode ser que eu esteja enganado…

    • Em 3 dias voce nao vai conseguir um cruzeiro. Precisa de pelo menos 4. Entao fique em Puerto Ayora (Santa Cruz) e fassa day trips saindo de Puerto Ayora.

    • Varia muito dependendo da duracao, qualidade do navio, e de onde voce comprar.

      Por baixo, voce fazendo um cruzeiro de 4 dias num barco simples e comprando la em Galapagos em cima da hora, sai em torno de 400/500 dolares.

      Comprando antecipado ai no Brasil um cruzeiro de 8 dias em um barco mais luxuoso, creio q deva esta saindo entre $2000 e $3000.

  17. Desculpe amigo, mas o Gordo (Fredtur) que você se refere não foi correto comigo. Além de chegar atraso em todos os passeios, simplesmente se esqueceu de mim no último e foi para o aeroporto em busca de novos turistas… Não recomendo mesmo!!!

    • Oi Andre, lamento sua experiencia. Com a gente ele tinha sido super atencioso e fez tudo o que foi combinado direitinho… Mas claro que nao significa que seja sempre assim (fui a Galapagos ha 3 anos atras). Entao, obrigado pelo comentario alertando sobre el Gordo.

  18. Ola Guilherme,
    Tudo bom? Queria esclarecer uma duvida, sera que ao chegarmos la em Bralta, conseguimos um last minute com bom preco p navio? Estou indo dia 15 fev,…e pretendemos ficar, se de navio 5 dias, ou 6 dias caso a gente fique em Santa Cruz.
    Grata,
    Paula

    • Eu acho que voce consegue. Eu fui la em Abril que era bem baixa temporada, mas creio que o meio de Fevereiro nao seja tao dificil de consiguir algo no ultimo minuto. A ilha tem mais turistas mesmo em Decembro/Janeiro e de Maio a Agosto.

  19. É possivel executar este trajeto de barco com 3 pessoas apenas para se visitar a ilha de san bartolome e santiago? Caso deseje fazer um trajeto terrestre em santiago, como faco com o barco? Como funciona a acessibilidade as Rocas Baimbridgen??
    Parabens pelo post,
    obrigada desde ja

  20. Estrangeiros Turistas não residentes pagam 100 dólares, Confere produção? Os preços estão no site ecogal.com.ec/web/index.php/information/passenger-information

  21. Boa tarde Guilherme,

    Estou querendo fazer um cruzeiro de 3 ou 4 dias. Vou fazer um mochilao por outros paises e nao conseguir levar o equipamento de mergulho, elas alugam?. Esse esquema de fechar o cruzeiro no aeroporto com o El gordo funciona todos os dias, ou tem dias especificos de saida do cruzeiro? Estou pensando em ir no começo de maio.

    Obrigada!!

    Juliana

  22. Guilherme, estou com passagem marcada para Galápagos e seguindo suas primorosas dicas. Uma dúvida. Entendi que temos ônibus ou taxi relativamente fácil em Puerto Ayora na Ilha de Santa Cruz. Mas Você ficou num hotel na Ilha de Isabela. Como que você fez para chegar a tempo de pegar o voo das 12:30 para Guayaquil no Aeroporto de Baltra?

  23. Amigos, fiz o passeio para Galápagos. Segui as boas dicas do Guilherme e deu tudo certo. Fiz reserva de hotel no primeiro dia e os dias seguintes fui acertando a agenda. Tive apenas quatro dias no local o que impossibilitou um cruzeiro. Fiz day trip para Ilha de Santa Fé. Local ótimo para snorkel com agua cristalina e vida marinha abundante. Visitei também a Ilha de Floreana. Lá não tem muita graça para snorkel mas é bacana de visitar, tem muitas focas e iguanas além de pássaros endêmicos da Ilha de Floreana. No primeiro e no último dia exploramos na Ilha de Santa Cruz onde fiquei hospedado. Tem muito o que fazer em Santa Cruz. O Rancho Primícia é uma fazenda privada onde vivem tartarugas gigantes de mais de cem quilos por volta de cem anos de idade. No final do passeio o visitante é convidado a percorrer um tunel de cerca de 800 metros, muito legal. Temos o Tortuga Bay, caminho de pedra de cerca de 3km que vai dar numa praia boa para surf. Caminhando mais 5km dá numa praia de águas calmas como um espelho. Fantástico. Na Ilha de Santa Cruz fica Puerto Ayora, simpática capital do arquipélago donde partem os barcos de Day trip e tem bons restaurantes e lojinhas de lembranças. Foram apenas quatro dias mas muito bem aproveitados. No retorno pernoitamos um dia em Guayaquil e visitamos o Parque Histórico de Guayaquil. Imperdível.

  24. Boa tarde, Gostaria de tirar uma duvida a respeito de passagens de avião, estou olhando na tame, quando digito quito / galapagos não diz que cidade de galapagos é. depois de comprar a passagem preciso reservar hotel. sabes me dizer qual é? Baltra, ……

  25. Oi! Pode me ajudar com uma duvida? Eu sou Brasileira e sei que nao preciso de visto pra visitar galapagos, mas nao consegui encontrar informacoes sobre outras nacionalidades. Meu namorado é Neo Zelandes, sabe se ele também pode permanecer até 3 meses sem problema assim como os brasileiros?

  26. Oi Clarissa/ Guilherme
    Desde de 2012 eu tenho este link bem guardado no meu email.
    Pensava “algum dia irei usa-lo” e este dia chegará, vou p lá em outubro, mas tenho mania de organizar com antecedência.
    Será que apó 6 anos, o El Gordon ainda trabalha com isto? Pois te juro, torço para que ele esteja lá no aeroporto de Baltra e que eu possa fechar uma viagem com ele.
    Muito obrigada!

      • Não entendi. O Guilherme pagou 800 U$ nos 4 dias de passeio mais as duas diárias do hotel ou ele pagou 800 U$ só no cruzeiro de 4 dias?
        Vou viajar na baixa temporada e terei 8 dias de viagem (16 de março a 24 de março) e gostaria de saber qual seria o menor valor que provavelmente poderia pagar para um cruzeiro de 4 dias. Já fiquei sabendo que é muito comum a remarcação de última hora chegando a descontos de 30 a 40%.
        Cruzeiros de baixo custo.

  27. Olá! Também deixei este site guardado e finalmente irei em set! Ficarei 6 dias em Santa Cruz e farei os daytours. Há daytour para Isabela?

  28. Clarissa/Guilherme

    Tudo bem!.

    Primeiramente gostaria de parabenizar pelas suas informações. Estou indo para Galápagos no dia 11/08/16 para ficar 12 dias em terra, sendo que, chegarei por Baltra e ficarei 4 dias em Puerto Aymora; 4 dias Islabela e 3 dias em San Crsitobán onde será realizado o meu retorno para Quito. A dúvida que tenho é o seguinte: qual o valor das bálsas, tempo entre as ilhas, e se existe o trajeto direto entre Isabela e San Cristobán.

    Aguardo sua resposta.

    Abraço

    Ronaldo Careltti

  29. Allo,
    sou português e vou arriscar com a esposa e filha de 6 anos, procurar cruzeiros de última hora nas Galapagos.
    Como segurança levo apenas a primeira note reservada em Santa Cruz.
    Alguém pode recomendar agências ou sites de cruzeiros para pesquisar e ter uma noção dos valores antes de chegar?
    Muito obrigado

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário! :)
Por favor escreva seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.