Duck: aventura, ecoturismo e esporte nos rios da Chapada dos Guimarães

^
Conheça a Loja Dondeando Por Aí

Duck: aventura, ecoturismo e esporte nos rios da Chapada dos Guimarães

Não: duck, aqui, não tem nada a ver com pato. É o nome dado a um tipo de caiaque inflável, parecido com um bote de rafting, ideal para descer rios. Aliás, uma ótima opção para conhecer a Chapada dos Guimarães, a 62 km de Cuiabá.

Devo dizer que o passeio é fantástico, e um verdadeiro achado para quem está em Cuiabá e quer conhecer os arredores da cidade sem ir muito longe (dá, facinho, para fazer um bate e volta). Além, é claro, de se vivenciar na prática a beleza natural do cerrado mato-grossense, e se divertir – muito – por lá!

Aliás, quer ver melhor como é o passeio? Fizemos esse vídeo especialmente para mostrar as corredeiras. Veja só!

Passeando de Duck na Chapada dos Guimarães from Clarissa Donda on Vimeo.

 

O passeio pode ser feito com duas pessoas remando, ou uma só por caiaque – o que influencia diretamente na performance sobre a água e, óbvio, no preço do passeio (do qual falo com mais detalhes ao final do post). Para cada remador, um remo com uma pá em cada ponta, colete salva-vida e colete (para proteger de eventuais quedas sobre as pedras).

O perigo, quando existe, está mais na imprudência do remador do que no esporte – que, claro, tem os seus riscos, mas quando bem orientado pelo instrutor, é um passeio bem divertido e adaptável, inclusive, para crianças.

Duck na Chapada dos Guimarães Duck: aventura, ecoturismo e esporte nos rios da Chapada dos Guimarães

Duck, leitor, leitor, duck…

A Chapada tem vários rios, mas o passeio de duck pode ser feito em três deles: o Rio Claro, o Rio Paciência e o Rio Coxipó do Ouro (que, na verdade, nasce da união entre o Claro e o Paciência) e é o mais tranquilo – dá para ir com pimpolhos a partir de 5 anos, por exemplo!

Rio Coxipó do Ouro Duck: aventura, ecoturismo e esporte nos rios da Chapada dos Guimarães

Piscina formada pelos rios Claro e Paciência, dando origem ao rio Coxipó do Ouro

Tive a oportunidade de poder ir nos três. Qual o melhor? Cada rio tem o seu encanto particular, e todos eles oferecem um passeio inesquecível.

O Rio Claro, por exemplo, tem um trecho delicioso apelidado de “surf” – ali, naquele pedacinho, o bote “surfa” sozinho numa pequena corredeira, permitindo, por exemplo, momentos como esse – uma “jacuzzi” natural!

Trecho do Rio Claro na Chapada dos Guimarães Duck: aventura, ecoturismo e esporte nos rios da Chapada dos Guimarães

Uma “jacuzzi” natural no Rio Claro – detalhe para efervescência e a cor da água

Já o Rio Paciência tinha vários trechos que particularmente achei lindos, em que piscinas naturais e espelhos d’água se revezavam com quedas menores e absolutamente refrescantes. O espetáculo da natureza, ali, é tão bonito que você se flagra naquela silenciosa admiração ufanista, de “como a natureza no meu país é linda”. E é. Ainda.

Rio Paciência 1 Duck: aventura, ecoturismo e esporte nos rios da Chapada dos Guimarães

Uma das várias piscinas naturais do Rio Paciência. Se deixar, a vontade é de parar o passeio o tempo todo…

 

 Momento Mágico: de vez em quanto, ao remar pelo Rio Paciência, você vê a transparência absurda dessas piscinas naturais momentaneamente ficarem escuras, como se uma nuvem escura enorme passasse por debaixo da água.. e fosse embora. Não se assuste: é um cardume enorme de piraputangas, peixe típico – e absolutamente delicioso – da região.

Não raro, um martim-pescador (belo passarinho da região) acompanha a travessia – provavelmente atento para o fato de que os remos podem espantar a comida dele. Aproveite: é remar com um olho no rio e outro nas árvores!

Duck no Rio Paciência Duck: aventura, ecoturismo e esporte nos rios da Chapada dos Guimarães

Quem leva: Tribo do Remo. O agendamento pode ser feito através do site ou dos telefones 65 9988.4010 (Vivo), 65 9255.8810 (Claro) ou 65 8132.4171 (TIM). O ponto de encontro fica no meio do caminho entre Cuiabá e a Chapada dos Guimarães. Indicações de como chegar é com eles, mas caso você esteja por Cuiabá sem meio de transporte, converse com eles também, que eles dão as melhores indicações (táxi, ônibus, etc).

 

R$ 75,00 por pessoa em caiaque duplo e R$100,00 em um caiaque só.
Todo mundo. Inclusive crianças a partir de 5 anos, se acompanhadas de um responsável.
Em média, 2 horas e meia. Pode ser na parte da manhã ou da tarde.
Um tênis (que você não tenha pena de molhar) ou essas sandálias de esporte, roupa esportiva (de preferência que seque rápido, como lycra, dry-fit – vale também levar uma muda para trocar depois), toalha, protetor solar e repelente (absolutamente necessários, acreditem!) e algumas barrinhas de cereal para saciara fome louca que invariavelmente rola depois. Artigos de segurança como capacetes, coletes, remos, etc, são cedidos pela própria empresa.


 

 

Jornalista e profissional de Marketing, largou a vida empresarial certinha para descobrir se viajar o mundo ia fazê-la uma pessoa melhor. E hoje, anos depois, ela mora em Londres, mas vive com um pé no Brasil e por outros lugares. Trabalha com jornalismo e turismo, ainda não aprendeu a dobrar mapas, volta e meia se perde com a falta de rotina e escreve-apaga-reescreve por horas o mesmo post até publicá-lo. Mas é muito mais feliz. Ô se é.

    Siga-me

Comentários do Facebook

Comentários do Blog - 8 Comentários

  1. Mauricio Oliveira

    Ficou lindo o post! Adorei o videozinho tb.
    Deu vontade de fazer. Qdo vamos de novo? hehehehe
    :D

    • Fred Gaiva

      Sensacional o vídeo! Adorei a edição, descreve muito bem como é esse trecho do Rio.
      Vale salientar que a cinegrafista manda bem nos remos!

  2. Natália M Gastão - Ziga da Zuca

    Adorei!!!! Já estou me programando para conhecer!
    Ótimo post e lindas fotos, parabéns!
    Beijinhos!

  3. Rafaela

    gostei muito…o video tb….inclusive da trilha sonora…ficou show!!

  4. Janaína Calaça

    Adorei, Donda! Por isso, além de te querer bem pela amiga que você é, eu te admiro muito mais como profissional! Parabéns, zoiuda!

    Beijão,

    Jana.

  5. Marcos Sereia

    Muito bom!!! Mostrou muito bem a brincadeira. Parabéns pelo vídeo. Seu olhar sobre o “nosso quintal” ficou ótimo!!!

    • Clarissa Donda

      Marcos, que bom que gostou! Tem alguns posts ainda sobre MT ainda na fila, para breve!

  6. Canto da Floresta EcooResort

    Muito bacana o conteúdo do site Clarissa! Seria um prazer tê-la conosco quando estiverem de passagem pelas redondezas do interior paulistano!

Deixe seu Comentário